10 livros sobre empreendedorismo e gestão pra quem deseja ter sucesso

MAI 29, 2021

Wesley Carrijo - CNN Brasil Business. Confira matéria original aqui.


Há alguns livros sobre empreendedorismo e gestão que são verdadeiros clássicos para quem deseja ter uma negócios enxuto e de sucesso.


Outros não são tão conhecidos do grande público, mas valem a leitura. A seguir, selecionamos 10 obras que com certeza farão a diferença nas estratégias! Confira!


1) Conexões Empreendedoras – Renato Fonseca de Andrade

É ideal para quem está começando uma empresa ou para quem deseja ampliar o seu networking para ter mais sucesso em suas ações.


O autor reflete sobre temas comuns do universo empreendedor, como inovação, competências necessárias ao empreendedor, visão e atitudes empreendedoras, redes sociais, etc.


2) Trabalhe Quatro Horas Por Semana – Tim Ferriss

Trabalhar pouco não é o foco deste livro, mas sim, encontrar maneiras de trabalhar de forma eficaz. Muito tempo de trabalho não significa muitos resultados, isso é, para a maioria das pessoas.


Além disso, o autor fala sobre como sair da zona de conforto, como trabalhar de qualquer lugar com os métodos certos, como diminuir o ritmo do trabalho sem perdas e se manter produtivo, entre outras dicas.


3) O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas – Ben Horowitz

Ben Horowitz é um empresário conhecido do Vale do Silício. Neste livro, ele conta como foi fundar, dirigir, comprar, gerir e investir em empresas de tecnologia.


São várias lições e conselhos para quem quer empreender, principalmente sobre resolução de problemas e tomada de decisões.


4) Aventuras Empresariais – John Brooks

Este livro essencialmente fala sobre como o poder de decisão é o primeiro passo para o sucesso ou fracasso de uma organização.


Traz vários cases e exemplos, lições de inovação, estratégias e várias metodologias interessantes no universo corporativo.


5) A Loja de Tudo – Jeff Bezos e a Era da Amazon – Brad Stone

Essencialmente, o livro conta a história de Jeff Bezos, o bilionário que criou a Amazon. A relatos pessoais e de pessoas próximas ao empresário, bem como de antigos colaboradores.


Há vários detalhes sobre prática de mercado e insights que ele teve ao longo do tempo.



6) O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Esta é uma obra clássica em Administração. Aponta, em geral, como a eficácia pode ser aprendida, essencial para qualquer pessoa que deseja ter um negócio de sucesso.


7) Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Outro best-seller entre as obras de Administração. É uma leitura obrigatória. Apresenta uma mentalidade inovadora sobre estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.


8) Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter

É um livro essencial para qualquer empreendedor. O foco é o planejamento de finanças pessoais. Desta forma, como afirmam os autores, com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos.


9) Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Napoleon Hill pesquisou por mais de 20 anos a suposta fórmula que cria milionários. Ele acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo.


Fez entrevistas com grandes empresários e até presidentes, como Henry Ford, Theodore Roosevelt e John Rockefeller. Nestas entrevistas, conseguiu destacar 15 características comuns a todos eles.


Traz diversas lições sobre geração de riqueza e outras para a vida prática.


10) Startup Enxuta – Eric Ries

Muito conhecido no universo de Administração, este livro aborda a administração como meio de transformação de produtos e processos.


É um verdadeiro manual para empreendedores, administradores e líderes empresariais. Traz diferentes ferramentas práticas para a gestão de empresas e de processos.

1 visualização0 comentário