NOV 17, 2020
Maya Bortone - Administradores. Confira matéria original aqui.
Ouvimos muito falar que "os 40 são os novos 30", "os 30 são os novos 20" e outras frases que tornam a idade cada vez menos um sinônimo de envelhecimento, não é mesmo? Quando falamos de carreira, não é diferente. Para muitos profissionais, a chamada "meia idade" é, na verdade, o início de uma nova trajetória. Sim, temos muitos profissionais que decidem trocar de área ou até começar em algo novo, do zero, depois dos 50 anos.
E por que isso acontece?
Sabemos que a expectativa de vida tem aumentado em todo o mundo. No Brasil, há 40 anos, a média de vida era de apenas 54 anos, época em que a população chegava a 3,3 milhões.
Hoje, vive-se, em média, 80 anos, e dados da Fundação Dom Cabral estimam que até 2050 a população já ultrapasse os 68 milhões. Grande diferença, não é?
No entanto, não basta apenas viver mais. É preciso viver melhor, com qualidade de vida. Por isso, manter o corpo e mente ativos é fundamental. E os dados sobre a longevidade de vida dos brasileiros são indício de que, cada vez mais, a ideia de uma aposentadoria marasmática dará lugar ao envelhecimento ativo.
Em 2050, o Brasil será o sexto país mais velho e estará na frente de todos os outros países em desenvolvimento, de acordo com o IBGE
Carreira e bem-estar
O termo “saúde”, segundo a Organização Mundial de Saúde, significa bem-estar físico, mental e social. Por isso, o envelhecimento ativo é mais do que a prática de atividades físicas, por exemplo, mas também as oportunidades que permitem que aqueles que estão na meia (ou até terceira) idade, participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades. Isso faz os profissionais repensarem o curso de vida e apostarem em carreiras promissoras nessa fase da vida. Vamos conhecer algumas:
1. Empreendedor: você pode desenvolver a carreira que já trilhou por anos na vida e montar o próprio negócio ou ainda desenvolver aquele hobby que sempre foi o projeto paralelo e torná-lo fonte de renda;
2. Age Adviser: uma das carreiras do futuro! Você pode ser o profissional que fará o intermédio entre grupos de diferentes idades nas empresas, promovendo a colaboração e garantindo que os departamentos tenham mix de gerações que se completam;
3. Consultoria: pode ser o momento de transformar sua carreira prestando serviços de consultoria em áreas correlatas com sua especialidade. Com uma base sólida, você pode maximizar resultados e ampliar sua visão sobre o mundo dos negócios.
4. Coach: certamente sua experiência garante a chance orientar outros profissionais de forma personalizada e dentro de um segmento;
5. Historiador corporativo: são tantas as transformações do mundo corporativo que este profissional é o responsável por resgatar projetos, desenvolver programas ou sugerir soluções que auxiliem nos resultados da empresa, preservando a memória institucional junto aos jovens colaboradores.
Existem opções, não é mesmo? Essas e outras dicas representam a transformação do mercado. E você, conhece alguma carreira que está em alta para a meia idade?
Comments