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A adequação nas farmácias para atender melhor o público 60+

OUT 17, 2021

Febrafar. Confira matéria original aqui.



Você sabia que no ano de 2060 haverá cerca de 218,7 idosos para cada 100 jovens de até 14 anos?


Esta é uma informação publicada pelo IBGE que demonstra o quanto o público 60+ cresce cada vez mais. Essa ascensão impacta em vários segmentos, incluindo o farmacêutico, já que esse público também busca mais autonomia dentro da farmácia, atendimento personalizado e um ambiente mais agradável.

Pensando nisso, o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa para compreender quais os comportamentos predominantes deste tipo de consumidor. O resultado deste estudo – chamado Mercado Sênior – foi um dos pontos de partida para adotar novas oportunidades na Febrafar. Ele expôs o quanto este é um público ativo que gosta de ir até o ponto físico para comprar medicamentos e, prioritariamente, costumam pagar sozinhos por eles.

Em meio a este cenário surgiu o Gerenciamento de Categorias Vida Saudável, um projeto cujo objetivo é a organização estratégica de produtos e medicamentos que atendam os 60+ com mais conforto e qualidade. Além da disposição e sortimento ideal, o Vida Saudável conta com um material de exposição exclusivo que traz a informação das categorias que entregam toda a vitalidade que esse público busca, são elas: Energia & Disposição, Antiestresse & Qualidade de Sono, Fortalecimento & Mobilidade, Pernas Cansadas & Higiene Oral, Controle de Açúcar e Nutrição Saudável.

A diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni, trabalha com a ferramenta de GC desde 2017 e esclarece qual é o propósito desta estratégia na categoria em questão. “O desafio é reorganizar os negócios das farmácias associadas às nossas redes para atender as necessidades dessa população que vem crescendo e busca por uma longevidade com qualidade. Assim as lojas teriam um Gerenciamento de Categorias com foco no atendimento do público sênior; estabelecendo o mix de produtos e layout ideal. Além disso são feitos treinamentos para os colaboradores de lojas para oferecer atendimento diferenciado”, ela explica.

Ao todo, foram 51 lojas, de três redes associadas, que tiveram o layout e o sortimento desenvolvidos com base nos planogramas indicados pela Febrafar. Esses arquivos são como mapas de orientação à loja criados em parceria com a indústria Hypera. Esses PDVs também tiveram o suporte da equipe de trade da Febrafar e dos focais das suas respectivas redes para sanar as dúvidas.

Essa implantação ocorreu em formato piloto, como esclarece a coordenadora de GC e Trade, Sara Amaral. “A criação do projeto vem de uma ideia inovadora e de uma necessidade que já é realidade, afinal, o Brasil já tem estados com uma quantidade maior de idosos do que adolescentes de 14 anos. Lançamos esse produto em formato piloto, seguindo o nosso compromisso com o desenvolvimento do autosserviço das lojas e contando com o DNA revolucionário da Febrafar, e entregando mais um projeto inovador que contribui diretamente para que as lojas estejam um passo à frente e cada vez mais preparadas para as possibilidades do mercado”, diz Sara.

Resultados já visíveis As primeiras percepções dos lojistas e das redes já são muito positivas, visto que o Gerenciamento de Categorias Vida Saudável veio para demonstrar a necessidade de atender melhor o público 60+ com a mescla de um sortimento ideal e uma layoutização mais clara e precisa.

A assistente de GC, Cleomara Reis, dá o seu depoimento em relação ao engajamento dessas lojas. “São visíveis o engajamento e o interesse dessas lojas em realizar um atendimento mais personalizado ao público sênior, de maneira organizada e estratégica”, ela conta.

Os resultados são mais detalhados também ao decorrer do tempo em relação ao público 60+, pois o GC é aquele trabalho de formiguinha que pouco a pouco traz lucratividade e visibilidade à loja, sempre com foco no aproveitamento estratégico do autosserviço da farmácia.


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