MAI 30, 2022
Cíntia Barreto- Jornal Terceira Via. Confira matéria original aqui.
Doença é ainda é uma das principais causas de cegueira no mundo, mesmo tendo cura por meio de cirurgia
É fato que toda pessoa quer ter uma vida livre de toda e qualquer doença, mas há quem diga que tem até vontade de desenvolver a catarata. É estranho ler isso, claro, mas a explicação é a seguinte: se você chegar a ter essa doença é sinal de que viveu até a terceira idade. A catarata nada mais é que o envelhecimento dos olhos:
Foto Ilustrativa
“Ela afeta o cristalino, que é uma lente atrás dos nossos olhos, atrás da íris. Quando a gente olha no olho da pessoa e vê a pupila pretinha, ali tem uma lente transparente. Com o envelhecimento, essa lente, que não enxergamos, vai perdendo essa transparência e aí começa a acontecer a baixa acuidade visual. Ou seja, a pessoa pode perder mesmo a visão”, explicou a oftalmologista Cristiane Rangel.
A doença é a maior causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda segundo o órgão, há 45 milhões de cegos no mundo, dos quais 40% em decorrência da catarata.
Embora a maioria dos casos seja ocasionado pelo envelhecimento dos olhos, há, ainda, outros fatores menos comuns, mas que podem causar a doença.
“Existe a catarata congênita, ou seja, o bebê já nasce com catarata. Pode acontecer, também, da pessoa sofrer algum acidente, perfurar o olho e desenvolver a doença; a uveíte também, que é uma inflação dentro do olho causada por outras doenças, entre outros casos, mas o mais comum é o idoso desenvolver”, afirmou.
Oftalmologista Cristiane Rangel
É importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar a catarata, como dificuldade para ler, dirigir e andar, baixa visão, visão dupla e sensibilidade à luz . “Por exemplo, no sol a visão piora porque a pupila fecha. Além disso, a pessoa também pode ter dificuldade para enxergar de longe e de perto e também passar a enxergar a imagem mais embaçada, mais enevoada”, disse a oftalmologista.
A boa notícia é que a catarata tem cura A cura da catarata só é possível por meio de cirurgia, que é considerada simples para especialistas graças aos avanços técnicos que tornaram esse procedimento cada vez mais rápido. A operação dura entre 15 e 30 minutos, é seguro, e o resultado é a volta da qualidade de vida do paciente.
“É uma cirurgia complexa em relação às aparelhagens, líquidos que usamos dentro do olho, mas o procedimento é muito tranquilo e rápido. Atualmente, a maior parte das cirurgias é feita com anestesia tópica, que é pingando uma gotinha no olho. Após a cirurgia, o paciente vai embora. Sem dúvida, ela melhora a qualidade de vida do paciente completamente”, disse a médica.
“Pacientes com catarata tendem a ter depressão” De acordo com a oftalmologista, existe um estudo chinês que observou que a catarata está associada à depressão: “Justamente porque muitos pacientes com a doença estavam em estado depressivo, muitos deles perderam até a vontade de viver. A catarata tira a qualidade de vida do idoso, por exemplo, que acaba não conseguindo assistir a uma televisão ou enxergar o seu jardim. Mexe completamente com os prazeres da vida dele. Então, a cirurgia é indicada”, afirma.
Cintia Barreto entrevista Dr.Cristiane para o programa “Via Saúde” da 3ª VIA TV
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.
Entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão, além da catarata: o glaucoma, os erros refrativos, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Essas doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente.
“As pessoas, normalmente, não têm o costume de frequentar o oftalmologista, mas é necessário, pelo menos uma vez ao ano, independente da idade. Os pais também devem levar as crianças. Algumas doenças oftalmológicas são silenciosas, como o glaucoma, que é uma causa de cegueira irreversível. Então, independente de não apresentar sintoma, temos que estar atentos à saúde dos nossos olhos. Por isso é tão importante procurar um oftalmologista anualmente ”, destacou a médica.
Comments