top of page
Foto do escritorkoala hub

Abusos e instabilidade financeira resultam em piores sintomas da menopausa, diz estudo

SET 16, 2022

Redação - Globo.com. Confira matéria original aqui.


Pesquisas mostram que cada vez mais há uma maior conscientização sobre o tema


Estudo feito em 2021 revelou que nove em cada 10 mulheres na menopausa sofrem com problemas de saúde mental (Foto: Getty)


Não é segredo que a menopausa causa uma série de oscilações físicas e comportamentais em uma mulher. Mas uma pesquisa feita com mais de 600 mulheres ao longo de duas décadas e publicada esta semana pela revista da Sociedade Norte-Americana para a Menopausa mostrou que o abuso físico e sexual no início da vida também podem levar a piores sintomas neste período da vida.


Entre as participantes, 37,3% relataram um histórico de abuso físico, assim como piores sintomas da menopausa e da saúde geral, além de aumento nos sintomas de depressão. Outros 7,7% relataram um histórico de abuso sexual, que também foi associado aos mesmos sintomas.


Mas não só: de acordo com este novo estudo, fatores sociais e estressantes como instabilidade financeira, por exemplo também podem afetar a gravidade dos sintomas clássicos, que incluem ondas de calor, sono perturbado, ansiedade, alterações de humor e confusão mental, podendo também afetar a saúde como um todo.


Segundo o jornal inglês The Independent, a notícia surge de uma conscientização cada vez maior sobre a menopausa e também de pesquisas em torno desta condição que afeta milhões de mulheres no mundo.


Exemplos não faltam: um estudo feito em 2021 revelou que nove em cada 10 mulheres que passam pela menopausa sofrem com problemas de saúde mental.

Outro, realizado pelo Newson Health Menopause & Wellbeing Centre, em Stratford-upon Avon, na Inglaterra, descobriu que 10% das mulheres pesquisadas desistiram completamente do trabalho, 51% reduziram suas horas de trabalho e 52% relataram tirar dias de folga devido à gravidade de seus sintomas.


Ainda, outra pesquisa revelou que cerca de uma em cada dez mulheres relatou ter pensamentos suicidas no climatério, enquanto quase metade das mulheres afirmou que parou de fazer sexo durante a menopausa.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page