App de Turismo Inteligente para público sênior vence o Curitiba Smart Hack

Atualizado: 13 de jun. de 2021

MAI 03, 2021

André Nunes - SEGS. Confira matéria original aqui.


Hackathon de 42 horas foi realizado neste final de semana pela Minsait e iCities, reunindo 162 participantes de todo o país.


Um aplicativo que apresenta novas experiências culturais locais para a população de Curitiba com mais de 60 anos, ao mesmo tempo em que fomenta o trabalho de artistas e profissionais liberais que vivem de seus trabalhos artesanais. Este é o “Simbora Curitiba”, app criado pelo Grupo Magda que conquistou o primeiro lugar do Curitiba Smart Hack – maratona virtual de desenvolvimento de software de 42 horas de duração, encerrada neste domingo (28). O grupo levou um prêmio de R$ 10 mil, além de ingressos para o Smart City Expo World Congress, em Barcelona, e o Smart City Expo Curitiba.

“O hackathon faz parte da agenda oficial de celebrações do 328º aniversário de Curitiba, cidade referência em Smart Cities no Brasil e na América Latina. Reunimos 24 equipes com 162 participantes de todo o país, um grupo bastante qualificado e heterogêneo, com perfil voltado às soluções de cidades inteligentes. Também contamos com a presença de 30 mentores e nove jurados que prestigiaram o Curitiba Smart Hack com sua expertise”, afirma Caio Castro, sócio-diretor e diretor comercial do iCities, organizador do evento com a Minsait, uma empresa Indra.

Turismo Inteligente Os três projetos vencedores apresentaram soluções na área de Turismo Inteligente. Em primeiro lugar, a Equipe Magda desenvolveu o aplicativo “Simbora Curitiba”, voltado para a população com mais de 60 anos, que em 2022 ultrapassará a população de até 14 anos em Curitiba. “Cerca de 93% dos idosos afirmam que as possibilidades de lazer aumentaram após a aposentadoria, com maior interesse em viagens e turismo. Porém, o acesso a parques, museus e feiras é reduzido, o que também prejudica artistas e profissionais que vivem de seus trabalhos artesanais. Com interface facilitada, filtro de acessibilidade, localização e categorias de interesse, o app envia mensagem sobre a agenda de eventos culturais no WhatsApp do usuário”, detalha o pitch da apresentação.

A Equipe Guria classificou-se em segundo lugar com uma plataforma para promover um tipo de turismo que favoreça a diversidade histórica e cultural de Curitiba, democratizando e facilitando o acesso à cultura. "A Guria possui interface gamificada, datasets culturais com localizador para tornar cada usuário um colecionador, tendo como premissa o dado de que 42% da população brasileira não possui o hábito de consumir cultura por falta de acesso”, explica o pitch.

O terceiro lugar ficou com a Equipe Colectiba, que tomou como base a estatística de 70% na redução na demanda turística local com a pandemia. "O Colectiba é um aplicativo mobile que proporciona uma interatividade gamificada para pessoas que desejam registrar, colecionar e compartilhar suas experiências turísticas digitalmente, através de blockchain e token digital. Com isso, forma-se uma espécie de álbum de figurinhas da cidade."

As apresentações dos vencedores do Curitiba Smart Hack 2021 podem ser acessadas nos links abaixo:

1° Colocado: Equipe Magda


2° Colocado: Equipe Guria



3° Colocado: Equipe Colectiba



Mentoria e jurados

Ao longo da competição as equipes receberam mentoria de 30 especialistas. Os critérios analisados para a escolha do projeto vencedor envolveram clareza dos objetivos, proposta de valor, aplicabilidade e originalidade do sistema para solucionar o problema proposto e viabilidade de execução real da solução desenvolvida. Além de representantes da Minsait, do iCities, o júri foi composto por Carlos Motti, CEO da IT2B; Pablo Miranda, Gerente Pré-vendas também da IT2B; Alessandra Reis, da Agência Curitiba; Guilherme Rangel, diretor de tecnologia e desenvolvimento do Detran-PR; Leandro Moura, presidente da Celepar; Gisele Raulik, também da Celepar; e Fabricio Zanini, do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa do grupo global Indra, é líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da FIRA Barcelona no Brasil – organizador do maior evento de cidades inteligentes do mundo – que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil.

0 visualização0 comentário