JUN 24, 2021
Ascom BRDE - GOV RS. Confira matéria original aqui.
Leany e Prodanov na assinatura do contrato para realização da segunda edição do programa BRDE Labs - Foto: Eduardo Bettio/Universidade Feevale
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Universidade Feevale assinaram contrato com o objetivo de realizar a segunda edição do programa BRDE Labs, que promoverá a aceleração de startups com sede no Rio Grande do Sul. O reitor Cleber Prodanov e a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, celebraram a parceria na quarta-feira (23/6) no Hub One Porto Alegre, a nova unidade do Feevale Techpark na capital gaúcha.
Para Leany Lemos, essa nova etapa do BRDE Labs reafirma as diretrizes do banco em apoio ao desenvolvimento da região com foco na sustentabilidade e na inovação. “Ao completar 60 anos, o BRDE renova esses compromissos. Além de promover a aceleração de startups, estamos patrocinando fortemente a formação de jovens para um mercado da inovação cada vez mais promissor. Vamos impactar a economia e deixar um legado social”, acentuou a presidente.
Dentre outros concorrentes do ecossistema gaúcho, o Feevale Techpark teve sua proposta aprovada no processo de licitação. Segundo Prodanov, a parceria é muito importante, pois é uma conjunção de esforços no sentido de apoiar as startups, o que a Universidade Feevale já vem fazendo há bastante tempo, e acelerar o desenvolvimento do Estado.
“Vamos fazer esse trabalho no Hub One Porto Alegre, que é uma unidade do nosso parque tecnológico, mas contribuindo com todo o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul”, afirmou o reitor. Para ele, essa é uma excelente condição para que a universidade e o Feevale Techpark possam, ao longo do programa, trabalhar na aceleração de startups para solucionar os desafios propostos pelo BRDE e seus clientes.
O diretor do Departamento de Gestão da Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, André França, cumprimentou o BRDE por seus 60 anos e afirmou ser muito significativo o lançamento da segunda edição de um programa de inovação num momento de transformação, de mudanças de paradigmas tecnológicos, organizacionais e ambientais. “Os bancos de desenvolvimento têm um papel relevante nessa transformação”, destacou. “É muito importante trabalharmos de forma coordenada. Que juntemos esforços e tenhamos essa profusão de iniciativas com muito diálogo.”
Também participaram do ato o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, a coordenadora do Feevale Techpark, Manuela Bruxel, o superintendente da agência do BRDE no Rio Grande do Sul, Paulo Raffin, e o gerente de Planejamento, Alexander Nunes Leitzke, que coordena o BRDE Labs no Estado.
Empresas âncoras
Neste ano, foi introduzida uma inovação no programa: empresas parceiras do BRDE participarão desde o início da aceleração na condição de “âncoras”, contribuindo com sua experiência para identificar gargalos e propor desafios que possam ser solucionados pelas startups. A aproximação das startups com empresas já consolidadas no mercado é um dos aspectos mais relevantes do BRDE Labs. Da mesma forma, a equipe técnica do banco trabalha de forma integrada com a equipe da Feevale durante a aceleração.
Serão priorizadas verticais como Agronegócio, Saúde, Indústria 4.0, IoT, Tecnologia da Informação, Logística e Meio Ambiente. As startups participantes do processo de aceleração (de 10 a 14) terão seu desempenho avaliado ao longo do programa. Ao final, as cinco melhor classificadas receberão premiação em dinheiro.
BRDE Labs
Lançado em 2020 com a finalidade de fomentar inovação e desenvolvimento regional, o Programa BRDE Labs tem foco na gestão e na estruturação das startups, buscando alavancar recursos e parcerias que contribuam para o seu êxito operacional. Na primeira edição realizada no Rio Grande do Sul, o programa teve 188 startups inscritas. Dessas, 30 participaram da etapa de pré-aceleração e 12 foram escolhidas para a aceleração desenvolvida entre agosto e novembro, 100% em meio virtual em função da pandemia.
Foram premiadas as três startups que demonstraram o melhor desempenho, segundo a avaliação do comitê técnico e da banca: Palma Sistemas, DigiFarmz e Elysios se destacaram entre as finalistas por apresentarem soluções inovadoras, perfil empreendedor e evolução durante o programa.
Hub One Porto Alegre
A aceleração das empresas selecionadas pelo programa BRDE Labs ocorrerá na unidade do Feevale Techpark em Porto Alegre (Rua Cândido Silveira, 198, bairro Auxiliadora). Trata-se de um espaço que integra universidade e empresas para a criação de produtos diversificados e soluções conectadas com o mercado. O Hub é compartilhado com parceiros estratégicos para gerar negócios, fomentar projetos e desenvolver tecnologias, potencializando a cultura de inovação.
Comments