CASACOR 2021 inclui projeto de moradia para idosos

SET 17, 2021

Tamires Vitorio - CNN Brasil Business. Confira matéria original aqui.


Conceitos de bioengenharia, gerontologia e moradias inteligentes no mesmo ambiente proporcionam um novo olhar para as necessidades do público sênior


Público 60+ ganha projeto na CASACOR 2021 Dr. Paulo Formighieri


A adaptação de moradias para idosos é uma realidade crescente na arquitetura, considerando o constante aumento da população acima de 60 anos. Na CASACOR 2021 de Ribeirão Preto, a mostra contará com a participação da Aging 2.0 - uma instituição internacional presente em 25 países, sem fins lucrativos, com sede no vale do Silício em San Francisco e que tem como missão identificar demandas e desejos do público 60+ que possam ser atendidas através de tecnologias inovadoras. Quem visitar a exposição, de 21 de setembro a 7 de novembro, vai poder conferir um ambiente inteligente e funcional voltado às necessidades do público sênior.


O ambiente coordenado pelo médico geriatra Paulo Fernandes Formighieri (USP Ribeirão Preto) contou com a participação do Engenheiro Biomédico e PhD em Senior Living, Norton Mello, e das arquitetas Drª Maria Luisa Bestetti, professora no curso de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia da USP, e Mariana Chao, certificada em Healthy Building.


Mello explica que a expectativa é que o projeto esclareça alguns conceitos da visão de longevidade para os visitantes da CASACOR. Todos os projetistas trabalharam voluntariamente e reforçam a importância da incorporação da Tecnologia e de fundamentos de User Experience na formulação de espaços voltados para o grupo acima de 60 anos.


“As moradias para a longevidade representam um desafio social e ao mesmo tempo oportunidades de negócios e inovação, considerando o número crescente dessa população no país”, afirma Mello, levando em conta a Projeção Populacional do IBGE. A previsão é que, de que até o final da década, o número de idosos no Brasil aumente em mais de 70%.


O especialista explica que há a necessidade do setor de construção civil em promover a segurança e o conforto nos ambientes para esse grupo e que a tecnologia é um recurso essencial como elemento de inclusão, autonomia e dignidade do idoso.


Em um espaço de 22m², o ambiente da Aging 2.0 usou recursos tecnológicos e multissensoriais, ampliando a capacidade da visão e demais sentidos. Isso sem comprometer a estética e conforto necessários em um lar com pessoas 60+.


A 3ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontece do dia 21 de setembro à 7 de novembro. Os horários variam: de terça a quinta-feira das 15h às 21h; sexta-feira 15h às 22h; sábado das 14h às 22h; aos domingos, das 15h às 20h.

Local: Av. Carlos Consoni, nº220, Jardim Canadá

Norton Ricardo Ramos de Mello

Graduado em Engenharia Civil pela UFPR, Mestre em Engenharia Biomédica pela UTFPR e PhD. Healthcare Management, pela FCU, Orlando, FL – USA. É CEO da BIOENG Projetos e já desenvolveu mais de 1,5 milhões de m² em projetos na área de saúde e bem estar. É professor de cursos de pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos.

Mello é também autor de cinco Livros sobre Planejamento e Projetos de Edificações de Saúde. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar e da International Federation of Hospital Engineering.

Site: www.bioengprojetos.com.br


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MAR 26, 2022 António Ferraz - Correio do Minho. Confira matéria original aqui. A economia da longevidade é um dos mais recentes ramos da ciência económica que surge, por um lado, como resultado da mel