CEO da BlackRocks Startups: Diversidade é questão de sobrevivência

Atualizado: 13 de jun. de 2021

ABR 15, 2021

Renato Pezzotti - UOL. Confira matéria original aqui.



A ampliação da diversidade é fundamental para transformar todo o ecossistema de startup e possibilitar melhores resultados a todos da cadeia. Este é um dos assuntos abordados no episódio de número 80 do podcast Mídia e Marketing, que esta semana recebe Maitê Lourenço, CEO e fundadora da BlackRocks Startups.


A BlackRocks é uma aceleradora de negócios que capacita e desenvolve empreendedores negros e tem, entre seus patrocinadores, marcas como BTG Pactual e TikTok. "Ter diversidade é muito importante porque aumenta a possibilidade de acessar outras ideias, outros lugares, outras oportunidades", diz Maitê (no vídeo acima, este trecho está a partir de 20:46).


No papo, Maitê também fala como é fundamental a atuação dos investidores para mudar o racismo estrutural do ecossistema de startups.


"Existe um sistema histórico no Brasil que elimina a possibilidade de que as pessoas negras cresçam nas empresas. Das 500 maiores empresas do Brasil, só 5% têm lideranças negras. E, no ecossistema de startups, negros têm que ser ainda mais criativos", declara (a partir de 14:16).


Maitê ainda destaca os números do estudo "Panorama do ecossistema de startups no Brasil - Rumo à diversidade racial", lançado em fevereiro deste ano e produzido em parceria com a consultoria Bain & Company.


"Não dá para pensar em empreendedores sem pensar na população negra brasileira, que representa 51% dos microempreendedores no Brasil. Há necessidade de se transformar todo ecossistema para que a gente veja resultados diferentes. As empresas precisam fazer isso. É uma questão de sobrevivência" (a partir de 10:09).

1 visualização0 comentário