NOV 21, 2020
Jéssica Lima - Yahoo Finanças. Confira matéria original aqui.
Segundo a Harvard Business Review, os consumidores com mais de 50 anos devem movimentar US$ 15 trilhões no mundo e R$ 1,8 trilhão no Brasil este ano.
Para entender os desafios e oportunidades da chamada economia prateada, a Fundação Dom Cabral apresentou cinco dicas para construir uma estratégia de comunicação para esse público:
1- Os maduros são diversos
Na velhice, a pessoa é o resultado de tudo o que fez durante a vida, portanto, conversar com os maduros exige sutileza para analisar a complexidade da segmentação do público-alvo.
É importante levar em conta idade, gênero, estilo de vida, capacidade física, emocional e cognitiva.
2- Use imagens reais
O ideal é criar fotos com modelos que transmitam experiências cotidianas, estilos de vida e relacionamentos diferentes, sem o estereótipo do idoso solitário ou que precisa de cuidados
3- Design e usabilidade de mãos dadas
Dê atenção ao design, use letras grandes, cores fortes e com contraste para facilitar a leitura.
Em campanhas online, encurte o número de cliques e o fluxo de venda.
Nos vídeos, a locução deve estar limpa, sem tanta interferência de músicas que atrapalhem a clareza do que está sendo dito.
4- Faça pré-testes
A linguagem que funciona pra uma pessoa de determinado gênero, idade e região pode não funcionar para outra com referências opostas.
As propostas devem ser testadas antes do lançamento.
Fazer pesquisas e até usar um grupo de apoio para validar as iniciativas pode ser primordial para o sucesso de um novo produto.
5- Cuidado com as definições
Um dilema ao criar projetos para os novos maduros é como chamá-los, já que eles são diferentes dos 50+ de antigamente.
Maduros, sênior ou 50+ são boas sugestões. Idoso e melhor idade não são recomendados.
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