top of page

Como as relações sociais influenciam a qualidade de vida dos 60+

JUL 21, 2022

Redação - Inter Tv Web. Confira matéria original aqui.



Para uma vida longeva, as relações sociais possuem um papel fundamental que proporcionam um contínuo estímulo de diversas áreas do cérebro, preservando aspectos cognitivos.


O Brasil conta com mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, de acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa quase três vezes a população de Portugal. E, para muitas pessoas, embora faça parte do ciclo da vida, amadurecer passa a ser uma novidade e, como tudo que é novo, traz diversas dúvidas e incertezas diante de processos naturais desta fase.


A aposentadoria, a mudança de rotina e a síndrome do ninho vazio são apenas alguns dos impactos na rotina de homens e mulheres acima dos 60 anos. Mas, amadurecer não precisa ser sinônimo de deixar de fazer coisas e de praticar atividades prazerosas. Muito pelo contrário. Diversos estudos apontam como uma teia de relações e contatos na vida de um indivíduo está intimamente relacionada com uma longevidade ativa e saudável. Pesquisadores da italiana Universidade de Cagliari, em parceria com a inglesa Universidade de Southampton Solent, publicaram no jornal de saúde especializado em qualidade de vida, Applied Research in Quality of Life, pesquisa que aponta três fatores para a longevidade: hábitos saudáveis, genética e felicidade!


Psicogeriatra, Vinícius Faria destaca ainda que a ausência de relações sociais tem impactos muito negativos na vida e na rotina


O estudo, que comparou moradores das chamadas Zonas Azuis – regiões consideradas as melhores para se envelhecer por uma série de fatores – com outras regiões, a partir da análise de hábitos, histórico familiar, rotina e testes cognição e memória, constatou que o sentimento de pertencimento a uma comunidade, bem como o relacionamento próximo e frequente com familiares e amigos são fatores positivos para a longevidade tanto no quesito quantitativo quanto qualitativo.


Psicogeriatra, Vinícius Faria destaca ainda que a ausência de relações sociais tem impactos muito negativos na vida e na rotina, podendo levar a sintomas depressivos e queda na capacidade cognitiva.


“Alguns estudos apontam que a solidão pode causar morte prematura. O convívio social e a criação de laços com amigos e família são de extrema importância durante toda a vida – e ainda mais fundamentais durante a maturidade. Neste período, ter uma vida social ativa contribui também para a melhora de aspectos cognitivos, estimulando diferentes áreas do cérebro. Manter a proximidade com outras pessoas e participar de diferentes atividades em grupo contribui para o maior bem-estar e saúde mental do maduro”, pontua o especialista.


Foto: Divulgação


A tecnologia se torna uma poderosa aliada contra a solidão e a inclusão digital é uma das maneiras de aumentar a participação social de pessoas acima de 60 anos. A internet oferece inúmeras oportunidades para que os prateados criem novas conexões, tenham espaço para discussões, fortaleçam laços e sintam-se ativos e parte de um grupo.


De acordo com o médico, as relações sociais proporcionam inúmeros benefícios, como a prevenção de sintomas depressivos e ansiosos; trazem mais ânimo e disposição para as atividades do dia a dia; aumentam a sensação de pertencimento, amparo e acolhimento; melhoram a qualidade de vida e a autoestima; contribuem para incentivar o estudo e conhecer diferentes assuntos.


“A humanidade se desenvolveu baseada nas relações humanas e a convivência social também aumenta o nível de satisfação com a vida, diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. E a internet é uma grande aliada para ampliar essa conexão, bem como proporcionar soluções para quem busca aumentar o seu convívio e interação com outras pessoas. Plataformas como a Bem te quero 60+, por exemplo, oferecem mais saúde, bem-estar e oportunidades para novas atividades. Afinal, a vida é movimento e não acaba aos 60. A vida acaba de recomeçar e há muito a ser vivido”, completa o especialista.


Foto: Divulgação


A Bem te quero 60+ permite ao usuário a busca de soluções a partir de problemas reais ou de aspectos que queira melhorar em sua vida. Na plataforma www.bemtequero.com é possível acessar “botões de solução” com as sugestivas chamadas “quero interagir mais” ou “quero aprender algo novo” por exemplo, a partir dos quais os clientes em potencial são direcionados às soluções que os profissionais cadastrados oferecem, para que então possam escolher aquele que melhor atenda à sua necessidade, de maneira prática, intuitiva e segura.

Comments


bottom of page