SET 30, 2022
Iara de Andrade - Observatório do Terceiro Setor. Confira matéria original aqui.
Em 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Listamos algumas organizações com trabalhos voltados à população idosa, para celebrar e ampliar o debate sobre suas demandas.
Foto: Adobe Stock
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas.
A data tem por objetivo sensibilizar sobre o impacto do envelhecimento e sobre a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuar a participar da vida em sociedade em quanto cidadãos plenos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,8 anos em 2020, o que resultará em um aumento dessa população nos próximos anos.
Para celebrar e ampliar o debate sobre essa população, listamos algumas organizações com trabalhos voltados à terceira idade:
Centro de Idosos dedicado ao estudo do envelhecimento em seus aspectos fisiológicos, psicológicos e, sobretudo, social no Programa de Mestrado em Gerontologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Baseada nos pilares de amar, ajudar, acreditar e acompanhar, a entidade atende dezenas de famílias que necessitam de cuidadores experientes, dedicados e orientados a lidar com os cuidados específicos dessa população.
“Meu primeiro contato com idosos ocorreu quando fiz um curso de cuidador de idosos em 2012 quando me deparei com a necessidade de cuidar de meu pai idoso, experiência que me incentivou a fundar na ocasião a Angels4U”, conta Cláudio Hara, diretor comercial a organzação.
Instituição sem fins lucrativos que oferece um espaço de convivência com cursos e atividades gratuitas para os idosos, visando proporcionar bem-estar e condições favoráveis para o envelhecimento saudável.
Fundada em 2008, a associação oferece aulas de informática, smartphone, inglês, dança, exercício físico funcional, yoga, terapia e demais atividades com metodologia adaptada às necessidades de seus associados.
Criado pelo piloto de automobilismo Rubens Barrichello em 2005, o instituto atua no combate à desigualdade e exclusão social, através de práticas esportivas.
Um de seus projetos é o Idosos em Ação, que busca desenvolver a prática regular e sistematizada de atividade física, promovendo um envelhecimento ativo e o fortalecimento da independência e autonomia da pessoa idosa.
O Instituto Velho Amigo promove ações e atividades que estimulam a valorização e participação de idosos em situação de vulnerabilidade social, há 23 anos,alinhado ao Estatuto do Idoso e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
Por ano, mais 200 idosos são atendidos em atividades de saúde física e mental, fortalecimento familiar e comunitário e segurança alimentar e mais mil idosos beneficiados em instituições de longa permanência, centros de acolhida, centros de promoção alimentar e centros comunitários.
Fundado em 1999, o Instituto Vivendo é uma associação sem fins lucrativos que trata do processo de envelhecimento, desenvolvendo ações educativas para pessoas acima de 50 anos, através de ações que contribuem para o debate sobre a qualidade de vida no envelhecimento e o resgate da cidadania.
As atividades que oferecer envolvem música, dança, informática básica e ativação da memória. Além disso, também promove oficinas sobre cidadania, sexualidade, trabalho e violência.
Comments