MAR 06, 2022
Renata Giraldi - Só Notícia Boa. Confira matéria original aqui.
No ranking dos países com a maior longevidade, Mônaco aparece em 1º lugar. Lá a expectativa de vida é de 87 anos - Foto: WPR
Saiu o ranking dos 10 países com maior longevidade do mundo, locais em que as pessoas superam 80 anos de vida. Entre eles estão estão Mônaco, na Europa, Hong Kong, na China e Macau, também na China.
O ranking é baseado em dados da ONU, Organização das Nações Unidas. (veja a lista abaixo)
Para especialistas, os fatores associados ao estilo de vida são essenciais na análise. É necessário considerar higiene, dieta e exercícios, cultura, escolhas de estilo de vida – uso de cigarro e tipo de profissão -, acesso a cuidados de saúde de qualidade e até taxas de criminalidade. Brasil não está na lista Infelizmente, o Brasil não está na lista dos países com melhores taxas de sobrevivência. Os piores do mundo em longevidade ficam na África: Chade, Nigéria e Lesoto. Nestas nações a média de idade é apenas de 53 anos de vida.
Nações Unidas A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a expectativa de vida global em 2023 é de 70,8 anos para homens e 76,0 anos para mulheres, com uma média de 73,4 anos.
As expectativas de vida variam significativamente por região e por país e, em 2023, variaram de um mínimo de 57,7 anos na África Ocidental a um mínimo de 82,7 anos na Europa Ocidental.
No geral, a expectativa de vida está aumentando. Entre 2000 e 2016, a expectativa média de vida aumentou 5,5 anos globalmente, com destaque para um aumento de 10,3 anos em regiões da África.
A melhora, de acordo com especialistas, é gerada pela sobrevivência de crianças de 0 a 5 anos e maior acesso a tratamentos antirretrovirais para HIV/AIDS.
10 países com as maiores expectativas de vida
Mônaco
Um dos menores países do mundo, Mônaco também tem a expectativa de vida mais longa estimada pela ONU de qualquer país a partir de 2023. A expectativa é que os homens vivam em média 85,17 anos e as mulheres vivam ainda mais 88,99 anos, para uma média geral de 87,01 anos.
Por que o povo de Mônaco vive tanto? Os especialistas atribuem a expectativa de vida extralonga do país a vários fatores. A primeira é a dieta mediterrânea, rica em frutos do mar, frutas e vegetais saudáveis.
O segundo fator é o sistema de saúde de primeira linha (e financiado pelo estado) do país, e o terceiro é a grande porcentagem de residentes com renda disponível suficiente para arcar com estilos de vida saudáveis e quaisquer auxílios adicionais de bem-estar que possam desejar.
Hong Kong
Tecnicamente não é uma nação soberana, mas uma Região Administrativa Especial da China, , as Nações Unidas estimam que Hong Kong tenha a segunda maior expectativa de vida do mundo em 2023.
A expectativa média de vida em Hong Kong é de 88,66 anos para mulheres e 83,00 para homens .
Após a Segunda Guerra Mundial, Hong Kong passou por um rápido desenvolvimento econômico e desde então tem visto um aumento constante na expectativa de vida de seu povo.
Hong Kong tem educação de classe mundial e programas de emprego, a menor taxa de mortalidade infantil do mundo e cuidados de saúde infantil de alta qualidade. No entanto, Hong Kong gasta menos em saúde e assistência social como proporção de seu PIB do que muitos outros países, incluindo os Estados Unidos ou Reino Unido.
Macau
Macau, a segunda Região Administrativa Especial da China, tem a terceira maior expectativa de vida em 2023, com 85,51 anos. Os homens nascidos em Macau podem esperar viver cerca de 82,88 anos e as mulheres cerca de 88,11 anos.
A alta expectativa de vida de Macau é atribuída a fatores como ambiente e ar limpos, ótima educação, fácil acesso a cuidados de saúde e economia forte.
Japão
O Japão tem a quarta maior expectativa de vida em 2023, com aproximadamente 87,97 anos para mulheres e 81,91 anos para homens, para uma expectativa de vida média total de 84,95 anos.
De acordo com um estudo de 2016, a alta expectativa de vida do Japão é amplamente atribuída à dieta. Os japoneses têm dietas com muitas frutas e vegetais, carne e peixe frescos e alimentos à base de grãos (muito semelhante à dieta mediterrânea).
O governo japonês investiu pesadamente em saúde pública há mais de 50 anos, o que resultou em robustos programas de vacinação infantil e na introdução do seguro de saúde universal, também foi creditado pela alta expectativa de vida. Os cidadãos japoneses também permanecem muito ativos, mesmo na velhice.
Liechtenstein
Outro pequeno país europeu, Liechtenstein tem uma expectativa de vida média de 84,95 anos – 83,16 anos para homens e 86,23 para mulheres.
A qualidade de vida é alta em Liechtenstein, que é um país de renda elevada e também o país menos visitado da Europa. Mais importante para a longevidade, Liechtenstein também é um dos vários países que oferecem assistência médica gratuita aos residentes.
Suíça
A expectativa média de vida na Suíça é de 84,38 anos. Espera-se que as mulheres vivam cerca de 86,05 anos e os homens cerca de 82,63 anos. A expectativa de vida na Suíça é quase o dobro do que era no início do século XX. Estudos apontam vários possíveis segredos para a alta expectativa de vida da Suíça, incluindo estilos de vida ativos, sensação de bem-estar e satisfação e uma dieta composta de muitos laticínios, incluindo queijo e chocolate amargo.
A Suíça também gasta uma porcentagem maior de seu PIB em saúde do que qualquer outro país da União Europeia e do povo têm uma forte valorização cultural da saúde preventiva e do envelhecimento saudável.
Singapura
Singapura tem a sétima maior expectativa de vida do mundo em 2023, com uma expectativa de vida média de 82,13 anos para homens e 86,42 anos para mulheres, levando a uma média combinada de 84,27 anos.
Apresenta taxas de mortalidade infantil muito baixas , taxas de mortalidade no trânsito e mortes relacionadas à poluição do ar.
Singapura tem uma taxa de mortalidade muito baixa por doenças cardiovasculares ou respiratórias crônicas, bem como doenças relacionadas à água imprópria ou falta de higiene.
Itália
Com a oitava maior expectativa de vida de qualquer país, os italianos podem esperar viver 84,20 anos em média. Isso é 86,13 anos para mulheres e 82,15 anos para homens.
A expectativa de vida italiana sofreu pequenas reduções nos últimos anos, o que foi atribuído a cerca de 8,4% da população da Itália vivendo em pobreza profunda.
A porção norte do país, que é a mais desenvolvida economicamente, tem uma expectativa de vida cerca de três anos maior do que a parte norte, menos rica do país.
Cidade do Vaticano
O menor país do mundo, a Cidade do Vaticano também é única porque sua população é quase inteiramente composta por não nativos – clérigos católicos, para ser específico.
Apesar desses dados demográficos incomuns, a população da Cidade do Vaticano tem a nona maior expectativa de vida de qualquer país do mundo.
Os homens na Cidade do Vaticano em 2023 têm uma expectativa de vida média de 82,17 anos, enquanto as mulheres – que representam cerca de 5% da população – têm uma expectativa de vida de 86,03 anos, que combinam para uma expectativa de vida total de 84,16 anos.
Coreia do Sul
Completando os 10 principais países de 2023, a Coreia do Sul, onde os homens vivem em média 80,83 anos e as mulheres vivem em média 87,23 anos, para uma expectativa de vida combinada de 84,14 anos.
A expectativa de vida da Coreia do Sul pode ser a que mais cresce no mundo. Em 1960, a expectativa média de vida na Coreia do Sul era de aproximadamente 52 anos.
No entanto, uma maior compreensão da nutrição, melhorias na distribuição de alimentos e melhor acesso à saúde e assistência social permitiram que o país desse grandes passos em termos de logevidade.
Muitos especialistas esperam que os sul-coreanos tenham a expectativa de vida mais longa do mundo até 2030.
10 países com as menores expectativas de vida
Chade
Nigéria
Lesoto
República Centro Africana
Sudão do Sul
Somália
Eswatini
Namíbia
Guiné
Mali
Os tons de azul mais escuro mostram países com a maior taxa de longevidade. Já os tons de verde, a menor taxa – Foto: reprodução / WPR
Com informações de World Population Review
Comments