top of page

Curta Negócios

JUN 07, 2022

Diário do Comercio. Confira matéria original aqui.


Operação conjunta no Sudeste

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – e a LD Celulose receberam os primeiros vagões para a operação conjunta de transporte de celulose solúvel. Na primeira etapa, 30 vagões foram entregues que serão utilizados para transportar a carga no trecho que liga Indianópolis, em Minas Gerais, ao Porto de Barra do Riacho, no Espírito Santo, administrado pela Portocel, de onde a commodity será exportada para Ásia. A expectativa é de que a primeira operação aconteça no início do segundo semestre de 2022, com o recebimento de outros novos 30 vagões. O Corredor Centro-Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) será a rota para escoamento da carga, que também contará com uma conexão ferroviária na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A operação é resultado do acordo divulgado em 2021, que prevê a movimentação de 500 mil toneladas de celulose solúvel ao ano, a partir da fábrica recentemente instalada no município de Indianópolis. O contrato é de longo prazo – 30 anos – e viabilizará investimentos em pátios ferroviários, terminais de origem e destino, aquisição de novas locomotivas, além do desenvolvimento da frota de vagões específica para esta operação, que está em andamento.


Senior Living I

O envelhecimento da população brasileira é um tema recorrente em pesquisas de cunho demográfico e comportamental, mas pouco se fala sobre o impacto do aumento da expectativa de vida e a demanda desse público. Em busca de oferecer mais qualidade de vida aos idosos, um novo conceito de empreendimento vem ganhando força no mercado, o Senior Living, totalmente diferente de um asilo, esse formato de produto está focado na experiência do consumidor. O modelo que já é uma tendência nos Estados Unidos e na Europa está sendo implantado por algumas empresas no Brasil. A chamada Economia Prateada, representada pelas demandas da população acima dos 60 anos, vem ganhando força nas últimas décadas e a tendência é que esse movimento se intensifique ainda mais nos próximos anos. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa dobrará em 20 anos, passando de 28 milhões para 57 milhões em 2042, representando 25% da população brasileira. Em apenas oito anos (2030), a população idosa superará as crianças, e o Brasil terá a quinta população mais velha do mundo.


Senior Living II

Novos produtos e serviços são desenvolvidos para atender a população acima dos 60 anos, com foco na experiência, incluindo formas de moradia pensadas para integrar serviços. Diferentemente de um asilo, os o Senior Living são desenvolvidos para pessoas que têm idade avançada, mas que ainda têm independência física e mental, e desejam aproveitar essa fase da vida. Entre as comodidades oferecidas, estão serviços como: botão de alerta médico nas acomodações, serviços de quarto e de limpeza, restaurante com chef de cozinha, viagens em grupo, farmácia, cabeleireiro, programas de saúde e bem-estar, entre outros. Milton Fontoura, diretor da GEU – Grupo de Estudos Urbanos, explica que os EUA foram pioneiros no conceito, pois até então só existiam os formatos no padrão “asilo”, com idosos de elevada dependência e supervisão de 24 horas. “Os Senior Livings em diferentes formatos acabam se relacionando com o conceito de cidade em 15 minutos, que aproxima serviços essenciais e a oferta de mais qualidade de vida, com espaços que conseguem unir hotelaria, escritórios, comércios, bem-estar, atendimento médico, educação e entretenimento”, comenta.


Contagem lança complexo residencial

Nos últimos anos, Contagem (RMBH) tem se consolidado como uma das cidades que mais atrai investimentos em Minas Gerais. Segundo levantamento da prefeitura do município, divulgado em dezembro de 2021, no ano passado, foram cerca de R$ 7 bilhões destinados à abertura e à ampliação de novos negócios. Atenta ao potencial da região, a Emccamp Residencial, que atua há 45 anos no setor da construção civil, lançou um complexo residencial inovador na cidade. Com um Valor Geral de Vendas (VGV) de, aproximadamente, R$ 105 milhões, o Gran Europa será composto por três residenciais e um centro comercial. A obra vai gerar cerca de 300 postos de trabalho diretos e 500 indiretos. O primeiro condomínio lançado é o Parque Imperial, que terá 272 unidades de dois quartos (44,85m²) em nove blocos de quatro pavimentos, com uma vaga de garagem para cada apartamento. O Parque Imperial terá, ainda, uma área verde preservada de quase 5,5 mil metros quadrados. Seguindo o conceito de “street shopping”, o Europa Mall terá 4.680 m² e será um centro comercial com estrutura para 20 lojas e 83 vagas de estacionamento no subsolo para os clientes.

Comments


bottom of page