Economia prateada: conheça 5 negócios voltados para a melhor idade

Atualizado: 13 de jun. de 2021

MAR 17, 2021

Equipe de jornalismo - Rádio Jacuípe. Confira matéria original aqui.

A expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos, segundo dados do IBGE, coletados em 2019. De acordo com a ONU, em 2017 o mundo tinha 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e em 2050, esse número passará para 2,1 bilhões. Esses dados mostram que a sociedade está envelhecendo. E a tendência é que nas próximas décadas esses números só aumentem, pois as pessoas estão vivendo mais e tendo menos filhos.


Segundo pesquisa realizada pela Tsunami60+, Hype60+ e pela Pipe.Social, que fez um raio-x da chamada geração prateada no Brasil, 63% das pessoas com mais de 60 anos são provedoras da família, 93% dos que têm mais de 75 anos possuem renda própria e 59% das pessoas entre 55 e 64 anos afirmam ter uma rotina bem intensa, com diversas atividades fora de casa.


Com a expectativa de vida do brasileiro cada vez mais alta, pessoas vivendo mais e com melhor qualidade de vida, a demanda por serviços e produtos para esses consumidores ávidos por novidades aumenta a cada dia. Diante dessa nova realidade, alguns negócios surgiram para atender esse público específico. Confira alguns negócios voltados para a melhor idade.


SeniorGeek

​Voltado para o público 60+, a SeniorGeek busca desmistificar a tecnologia para pessoas maduras e dessa forma facilitar as conexões pessoais e profissionais. Acreditam que tecnologia serve para conectar e não para excluir.

A empresa ajuda os 60+ a desenvolver habilidades no mundo digital de forma simples e divertida através de cursos, workshops, formações para inclusão digital e bate-papos, contribuindo diretamente para sua independência, autonomia e autoestima. Assista ao vídeo de divulgação no canal do YouTube.


Acvida Cuidadores

Com a missão de oferecer conforto e segurança para a família, a Acvida Cuidadores recruta e seleciona profissionais cuidadores, checando seus antecedentes criminais e profissionais, realiza capacitação, garantindo que estejam satisfeitos no trabalho e que atendam as expectativas dos clientes.

Também oferecem serviços complementares como fornecimento de cadeiras de rodas e banho, monitoramento por câmeras e serviços de departamento pessoal para funcionários domésticos.

Em 2016, venceram o prêmio MPE do Sebrae/DF nas categorias “Saúde” e “Responsabilidade Social”, um reconhecimento à qualidade e inovação.


International School of Game – ISGAME

Composta por uma equipe multidisciplinar, a ISGAME alia a tecnologia para melhorar a qualidade de vida utilizando jogos como ferramentas para estímulos cognitivos, físicos e sociais.

Trabalham com habilidades como criatividade e socialização em crianças, jovens e adultos 60+ através dos jogos. O aprendizado de tecnologias permite que as gerações se unam através de um ponto de conhecimento em comum.


Eu Vô

A Eu Vô é a primeira plataforma digital de transporte acessível e segura para pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando liberdade e autonomia no seu dia a dia. A empresa tem como propósito oferecer transporte seguro, confiável e prestativo para que pessoas com mobilidade comprometida possam ter a liberdade que desejam e merecem no seu dia a dia.

Eles oferecem experiências de porta a porta, todos os motoristas parceiros são treinados pela própria Eu Vô, para garantir qualidade, segurança e confiança.


Maturi

A Maturi é uma plataforma que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividade e ocupação entre si e com empresas.

Ela gera oportunidades para as pessoas mais maduras poderem continuar trabalhando, aprendendo, ensinando, se motivando e inspirando, promovendo a saúde e o bem-estar social.

A Maturi foi reconhecida pelo SEBRAE e pelo PNUD Brasil no Prêmio Incluir 2017 como negócio de impacto social alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU na categoria Soluções para Melhor Idade. Em 2018, receberam o Selo Municipal de Diversidade e Direitos Humanos de São Paulo, na categoria Pessoa Idosa.


(Fonte: Impacta Nordeste)

3 visualizações0 comentário