Editorial - Plena integração social do idoso requer participação de todos

MAR 21, 2022

Jornal Hoje Centro Sul. Confira matéria original aqui.


A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou o período de 2021 a 2030 como Década do Envelhecimento Saudável. A intenção de destacar o período como sendo voltado às pessoas da terceira idade é chamar a atenção quanto à necessidade de que governos, sociedade civil e setor privado se unam para desenvolver ações que possam não apenas adicionar anos à vida, ou seja, ampliar a expectativa de vida da população, mas também acrescentar qualidade de vida a esses anos.


Neste contexto, Irati e região ganham um espaço apropriado para oferecer saúde, educação, cultura, esporte e lazer para os idosos, o complexo Cidade do Idoso. A área do CT Willy Laars, que permanece sem uso em grande parte do ano, receberá nova estrutura para abrigar atividades voltadas às pessoas da terceira idade.


Trata-se de um olhar diferenciado, que oferece apoio e acolhimento tanto à população com idade avançada, quanto às famílias que não têm condições financeiras de dar todo o suporte que pais, avós, tios precisam. São pessoas que precisam de atenção, que têm tempo para compartilhar suas experiências de vida e que podem continuar ativas, aprendendo, convivendo com outros da mesma faixa etária e com os mais jovens.


Na Cidade do Idoso terão acesso a consultas médicas, acompanhamento psicológico, atividades esportivas compatíveis, atendimento de fisioterapia, oportunidades de realizarem cursos em diferentes áreas, de participarem de bailes, cultos ecumênicos e diversas outras atividades. Tudo isso, que está começando a se tornar realidade em Irati, é a tradução do que a ONU preconizou ao instituir a Década do Envelhecimento Saudável.


Para que haja este tipo de envelhecimento, torna-se fundamental atender as necessidades distintas dos idosos. E elas são muitas e bem variadas. Por isso a estrutura específica e os profissionais multidisciplinares aptos para cuidar, orientar e proteger os idosos da região.


É um passo importante que está sendo dado, mas para que o trabalho realmente seja efetivo é necessário o envolvimento de todos, como a ONU sugere. Para a continuidade da plena integração desses indivíduos na sociedade, todos têm que estar atentos e dispostos a ajudar. Não é apenas uma função do poder público, mas das diferentes instâncias sociais.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ABR 04, 2022 Bibliomed - Terra. Confira matéria original aqui. Em humanos, a deterioração da qualidade do sono durante o envelhecimento é uma das queixas mais prevalentes. Mais da metade das pessoas c