top of page

Em vez de envelhecer sozinhos, eles decidiram fundar a primeira “cohousing” para a terceira idade

SET 05, 2022

Editora Mol - Razões para acreditar. Confira matéria original aqui.



Derrubando tabus sobre envelhecimento, Bento da Costa Carvalho Jr, 75 anos, e Neusa da Costa Carvalho, 73, de Campinas (SP), juntaram um grupo para construir uma comunidade para a terceira idade. Neste depoimento, eles contam sobre a experiência inovadora:


“Assim que nos aposentamos, decidimos curtir a vida e fazer as viagens que sempre adiamos. Dois anos depois, com um grupo de amigos, começamos a pensar como gostaríamos de viver os próximos anos da nossa vida.


Foi então que surgiu a ideia da Vila ConViver, a primeira ‘cohousing’ para a terceira idade do Brasil. O modelo, que existe na Dinamarca desde os anos 1970, resgata a ideia da vizinhança e da solidariedade adequando as necessidades de moradia a essa nova fase da vida.


Quando envelhecemos, nossa renda cai e os gastos aumentam, assim como a necessidade de levar uma vida mais saudável e em boa companhia. Nesse modelo de residência para pessoas com mais de 50 anos, cada família tem sua casa, mas compartilha espaços comuns, como a cozinha comunitária, onde podemos fazer nossas refeições, uma pista de caminhada e áreas para encontros, cursos, cinema e artes – todas elas projetadas com total acessibilidade.


Mais tempo livre para contemplar

As casas são integradas com a natureza, pra trazer bem-estar nessa fase da vida em que temos mais tempo livre para contemplar. As varandas são voltadas umas para as outras, para que os moradores interajam. A ideia é conseguir equilíbrio entre privacidade e coletividade.

O projeto está em fase de conclusão, mas a vivência do grupo já acontece há seis anos. São cinquenta futuros moradores envolvidos no projeto. Quando surgem divergências, tentamos usar ferramentas da comunicação não violenta e da sociocracia para facilitar a construção de decisões comuns. No final, o que vemos é a matemática do 1+1=3.


Muitas vezes, a minha ideia junto com a do outro dá uma terceira, ainda melhor. Daí emerge a sabedoria coletiva, que é muito bonita, e nosso sentimento de comunidade.”



Texto: Gabriela Portilho Foto: Marcus Steinmeyer Conteúdo publicado originalmente na TODOS #44, em julho de 2022.

Comments


bottom of page