SET 20, 2022
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O Vida60mais já foi reconhecido com o Selo de Diversidade e Direitos Humanos pelo trabalho com a pessoa idosa no ano de 2021
Arine Rodrigues, que nasceu quando a mãe tinha 40 anos e o pai 48 anos, acompanhou de perto as dificuldades que seus pais tinham com tecnologia ao fazer uma pesquisa, agendamento de serviços e até mesmo compras on-line.
A executiva via que era necessário muito esforço e adaptação por parte dos pais para ‘fazerem parte’ da era digital.
Tendo essa experiência pessoal e após descobrir através de pesquisas de mercado que essa dificuldade atingia muitos idosos, Arine resolveu criar, em 2020, um marketplace totalmente focado neste público, tanto em layout, publicidade, cores, usabilidade e produtos/serviços aderentes aos desejos e necessidades longevos se atentando para não cair em estereótipos.
O Vida60mais já foi reconhecido pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Diversidade e Direitos Humanos pelo trabalho com a pessoa idosa no ano de 2021 e atuam como parceiros de empresas e movimentos do setor como o #soumaisessenta – movimento esse apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo dentre outros parceiros.
“Por ser filha caçula, acompanhei de perto as frustrações e falta de interesse dos meus pais ao lidarem com a tecnologia por não se sentirem representados e isso sempre ficou na minha cabeça. Sendo assim, resolvi criar um produto feito pelos e para os longevos, unindo cores, fontes, layout e toda a comunicação focada neles”, explica Arine Rodrigues, cofundadora e CEO do Vida60mais.
Validação do negócio
Com recursos próprios de cerca de R$ 50 mil de Arine e Gabriela Manhoso (cofundadora), as executivas iniciaram a operação com uma pesquisa de validação do negócio.
Em suas pesquisas de mercado, as executivas fizeram entrevistas com 3 mil pessoas, de todo o Brasil, com faixa etária a partir de 50 anos e constataram que: 77% dos entrevistados não se sentiam representados nas plataformas atuais e não se identificavam nas campanhas publicitárias disponíveis, 67% preferiam marcas e empresas com valores semelhantes aos seus e 87% gostariam de ser mais ouvidos pelas empresas e encontrar um espaço de consumo dedicado a eles.
Arine começou a empreender por propósito e missão de trazer o público sênior para o mundo digital, sendo um braço nas vendas e marketing direcionado a um público específico a fim de expandir sua atuação e fortalecer a cadeia 60+. Após colocar o projeto no ar, no ano de 2021, a executiva resolveu se especializar no assunto, e passou a cursar a formação executiva em longevidade na Fundação Getúlio Vargas, no ano de 2021.
A plataforma conta hoje com 150 produtos/serviços cadastrados e quer encerrar 2022 com 400 opções para facilitar as escolhas dos maduros e mirar um faturamento na casa de R$ 500 mil em 2023.
Sobre aceleração, Gabriela conta que receberam mentorias da Silver Hub, mas que buscam recursos financeiros para expandir a operação tecnológica e contratação de novos recursos. “A princípio buscamos R$ 300 mil para uso nas melhorias mapeadas inicialmente focando em nossa base tecnológica e usabilidade, alcance com investimentos em marketing e eventos, estrutura física e contratação de equipe dedicada”, explica a cofundadora.
Mercado
“Acreditamos que o mercado da Longevidade pode ser um unicórnio. Isso porque ainda é um mercado que ocupa pouco espaço nas agendas das empresas, mas que conta com números potenciais muito relevantes como ter girado R$ 1 tri de renda total em 2020, R$ 949 bi em consumo, ter uma representação expressiva em nosso PIB, representar mais de 20% do volume investido na B3, dentre outros dados econômicos importantes”, conta Arine, com base em dados da SeniorLab.
Futuro
“Queremos nos tornar o portal referência dos longevos e criar uma comunidade 60+, um espaço onde eles queiram ficar conectados por confiarem e encontrarem informações relevantes e opções de compras que se conectem com eles e com seus familiares. Estamos avançando nesse sentido, aumentando o número de pessoas que nos acompanham (hoje são cerca de 14 mil, sendo 80% delas 50+), aumentando as vendas, gerando conteúdos, compartilhando informações relevantes e fortalecendo nossos reconhecimentos e parcerias”, finaliza Arine.
Foto:Pexels
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