Empresa ajuda startups a se consolidarem no mercado

Atualizado: 13 de jun. de 2021

ABR 18, 2021

Max Tavares - G1. Confira matéria original aqui.


Chamada de fábrica de startups, negócio ajuda empreendedores da área de tecnologia com conhecimento e investimento financeiro.


No setor de tecnologia é comum a presença de investidores que colocam dinheiro em startups com o objetivo de lucrar quando a empresa fizer sucesso no mercado. Agora, tem um tipo de investidor um pouco diferente: a fábrica de startups.

Renata Costa e dois sócios são donos de uma startup do setor de varejo. Eles desenvolveram uma tecnologia que usa o escaneamento de códigos de barra de produtos para fazer o pagamento móvel.

  • Veja todos os vídeos do PEGN

Em 2020, a empresa viu que precisava de capital para crescer. Recebeu ajuda de quase 50 investidores. Um deles, uma venture builder, uma fábrica de startups.

As ventures builders são criadas por empresários de sucesso, que colocam à disposição da startup conhecimento, tecnologia e sua rede de contatos, além do tão sonhado investimento. Muito mais do que dar recurso, elas ajudam a construir o negócio junto com os empreendedores.

“A venture builder pega empresas em estágios diferentes, não precisa ser um estágio evoluído, pode ser um estágio bem no começo, e ajuda a transformar essa ideia num negócio perene e lucrativo”, explica Roberto Pina, fundador de uma venture builder. Roberto, depois que saiu do mercado financeiro, decidiu ajudar outras empresas a crescer com a fábrica de startups.


Há cinco meses, a startup da Renata passa por um método criado pelo Roberto, com as seguintes etapas:

  1. Entender se tem um "fit", um encaixe entre as empresas;

  2. Bussines view (visão de negócios);

  3. Planejamento estratégico;

  4. Aprofundamento em dados;

  5. Finanças;

  6. Crescimento da empresa;

  7. Governança.


“Tem também a preparação DA empresa para o empreendedor estar sempre apto a falar com o investidor”, explica Roberto.


Renata está na fase três, de planejamento estratégico, e já sentiu mudanças. Ela tem a tecnologia em cerca de 30 lojas espalhadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do país e espera crescer 10% este ano.


O objetivo final da venture builder é deixar a startup pronta para faturar, e aí ganhar um percentual disso. Roberto ajuda, atualmente, 20 startups e está selecionando outras.


Seven Sete Rua General Furtado do Nascimento, 740 - 8º andar - Cj 81- Alto de Pinheiros São Paulo /SP - CEP: 05465-070 Telefone: (11) 2776 2714 E-mail: contato@sevensete.com.br https://sevensete.com.br/ Linkedin: www.linkedin.com/company/seven-sete/ Instagram: www.instagram.com/sevense7e/


Beepay Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 - Cachoeira do Bom Jesus Florianópolis/SC - CEP: 88054-700 Telefone: (48) 98849-4242 E-mail: renata@beepayapp.com.br https://beepayapp.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/beepayapp/ Instagram: https://www.instagram.com/beepayapp/ Linkedin: https://www.linkedin.com/company/beepay/

1 visualização0 comentário