MAR 15, 2022
Soraia Alves - Negócios. Confira matéria original aqui.
Pesquisa “Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras” destaca que a digitalização da economia tem colaborado para o aumento das oportunidades em áreas como Tecnologia da Informação (TI), saúde e educação
Os chamados 'empregos verdes' estão na lista de tendências para as carreiras do futuro no Brasil — Foto: Getty Images
As constantes mudanças no mercado de trabalho, articuladas às crises econômicas vivenciadas no Brasil na última década, têm produzido muitos desafios para a inserção dos jovens no mercado nacional. A fim de entender esse cenário, e refletir sobre uma inclusão produtiva para os próximos anos, o estudo “Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras” mapeou quais são as principais economias emergentes do país e suas respectivas carreiras do futuro para os jovens brasileiros.
Realizado em colaboração entre Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymax, Fundação Telefônica Vivo e GOYN SP, o estudo foi executado pelo Instituto Cíclica em parceria com o Instituto Veredas. Entre os insights, o relatório destaca que a digitalização da economia tem colaborado para o aumento das oportunidades em áreas como Tecnologia da Informação (TI), saúde e educação. “Através do estudo, vemos o quanto é muito importante o investimento em letramento digital dos jovens. Nesse sentido, o quanto antes as escolas tiverem capacidade de desenvolver essas habilidades nos estudantes, mais preparados eles chegarão ao mercado, independentemente da área de atuação", afirma Lia Glaz, diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo. De acordo com o estudo, as carreiras do futuro no Brasil estão vinculadas diretamente a cinco economias emergentes: 1. Economia verde Caracteriza-se pela contribuição à sociedade por meio do combate aos efeitos das mudanças climáticas, reduzindo riscos e a escassez ambiental. Nessa economia estão os chamados "empregos verdes", que contribuem para preservar ou restaurar o meio ambiente. As oportunidades serão, principalmente, para produção, transformação e gestão de recursos naturais, desenvolvimento de soluções sustentáveis para a infraestrutura urbana e agronegócio sustentável.
As profissões do futuro na economia verde oferecem oportunidades em campos como energias limpas, turismo sustentável e agricultura:
Ecodesigner
Instalador de energia solar fotovoltaica
Técnico de manutenção de turbinas eólicas
Cientista de dados agrícola
Engenheiro de automação agrícola
Operador de drones
Especialista de sustentabilidade
Técnico em agricultura digital
Operador de reatores de energia nuclear
Especialista em prevenção de incêndios florestais
Técnico de processamento de biocombustíveis
2. Economia criativa
Também chamada de economia laranja, ela engloba atividades artísticas e culturais. Tem o potencial para criação de trabalho e riqueza por meio da geração e exploração de propriedade intelectual e aspectos criativos. Essa economia compreende as carreiras de produção audiovisual, mídias sociais - especialmente relacionadas a marketing e publicidade.
Roteirista
Streamer de jogos
Podcaster
Social Media
Designer de conteúdo
Especialista em vendas online
Produtor de conteúdo
Editor de vídeo
Eletricista
Tradutor de Libras
Ator/atriz
Figurinista
Maquiador
3. Economia do cuidado Essa tendência engloba as atividades de cuidado direto e indireto de pessoas. Essa economia compreende carreiras de atenção e atendimento à saúde, bem-estar e suporte doméstico familiar. Por isso, engloba uma grande diversidade de serviços e profissionais. Assistente de culinária
Instrutor físico
Petsitting
Cuidadores de idosos
Coaching de saúde
Recreacionistas
Profissionais de telemedicina
4. Economia digital Integra recursos digitais incorporados a diferentes indústrias, mercados e cadeias de produção, no intuito de promover maior eficácia. Segundo o estudo, a economia digital permeia todas as demais economias emergentes e, por isso, é vista como essencial no contexto de mudanças ágeis de mercado, com maior impacto em áreas como educação, saúde e marketing.
Engenheiro mecânico
Robotista
Impressor 3D
Técnico em configuração de dispositivos eletrônicos
Cientista de dados
Desenvolvedor de aplicativos
Engenheiro de machine learning
Programador web
Desenvolvedor de big data
Especialista em segurança cibernética
Designer de inteligência artificial
5. Economia prateada Está relacionada às atividades econômicas que têm como público consumidor as pessoas com 50 anos ou mais. A maior parte dos serviços está alocada nos setores da saúde. Como essa economia está definida pelo público-alvo, suas oportunidades de carreira atravessam as demais economias emergentes já citadas.
Segundo o relatório, as possibilidades para empregos do futuro incluem, especialmente, áreas como serviços, cuidados pessoais, saúde, moda, finanças e cultura.
Comentários