SET 01, 2022
Redação - Massa News. Confira matéria original aqui.
Por Gabriel Pianaro de Souza
A pandemia acelerou tudo. Muitas das coisas que estavam previstas para 5 a 8 anos aconteceram em dois e, com isso, os negócios tiveram que se adaptar rapidamente. Exemplo: restaurantes que não vendiam via delivery, em horas tiveram que adotar este formato. Quando digo em horas, é em horas mesmo, pois não havia previsão alguma de retorno das atividades assim que a pandemia chegou com força no Brasil.
E claro, o consumidor também mudou durante a pandemia, ele percebeu que tem o controle sobre tudo e que ele é o centro das atenções das empresas.
Dentro todas as mudanças que ocorreram neste período cito estas quatro abaixo:
Transformação digital
Inovações em tecnologia e processos
Marketing digital
Atenção a experiência do cliente
“Normal é o que a maioria faz, e é por isso que o “diferente” é muito mais interessante” Simon Sinek
O pior parece que já passou, todos passamos por momentos delicados e a pandemia trouxe impactos como:
Polarização econômica
Nova configuração do trabalho
Prolongamento do isolamento social
Instabilidade política em todo o mundo.
A relação com a forma de morar, de se relacionar com as marcas foi ressignificada. Repito o que disse acima, o cliente passou a ser o centro das atenções. Finalmente a maioria das empresas acordou para isso.
E o que o cliente busca?
Propósito: Hoje a forma como a empresa se posiciona em questões como responsabilidade social e sustentabilidade as diferenciam do mercado. Consumo sem rótulos e mais inteligentes e as políticas de inclusão são observadas e julgadas pelos consumidores. Hoje ele troca uma marca que não possui o mesmo propósito que ele.
Conexão: Graças a todos os canais digitais existentes, hoje os clientes podem conversar e se conectar com suas marcas/empresas favoritas. Tik Tok, Instagram, Youtube, Live Commerce e outros canais aproximaram o consumidor das marcas.
Multicanal: Cada vez mais conectado, a experiência de compra e de relacionamento com as empresas se tornaram cada vez mais complexas. As empresas precisam estar preparadas para atender ao mesmo consumidor pelo site, Whatsapp, Instagram, por telefone, entre outros canais. Mais detalhes sobre como atender o consumidor multicanal leia o artigo sobre Feijoada de Omnichannel que você irá compreender melhor.
E, com tudo que aconteceu, não podemos deixar de lado a nova geração que é hiper conectada. Este novo consumidor prioriza as compras digitais, e ele tem a necessidade de se conectar com a marca que consome, de se divertir com elas. Sim, se divertir, lembre-se que hoje vender vai além de apenas ofertar algo, é necessário se conectar.
Bom, e o consumidor mais antigo? Atenção a esta informação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o consumidor 60+ durante a pandemia aprendeu a comprar online e cerca de 71% deste mercado comprou via smartphone em algum momento da pandemia. Ou seja, ele jamais deverá ser descartado e sua empresa precisará se adaptar a este consumidor também.
As relações de consumo não vão parar de mudar, a tecnologia e as inovações que sugiram o tornaram mais exigente em como ele é atendido, tanto que nunca se falou tanto sobre a Jornada do Cliente nas empresas. Ele não quer receber apenas uma oferta de um produto ou serviço, ele quer se relacionar com a marca, ele quer se conectar a você.
Sobre o autor
Gabriel Pianaro de Souza é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing. Conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências (NFT) da ADVB/PR.
Profissional Graduado em Marketing com mais de 24 anos na área, pós-graduado em Gestão Empresarial. Head Of Marketing na Nexcore Tecnologia, colunista do portal Massa News, Conselheiro no Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR e Mentor do projeto Xperts Global Comunity – Comunidade global de especialistas em cultura de inovação, tecnologia, marketing, design e empreendedorismo.
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