MAI 17, 2022
Gabriel Pietro - Razões para Acreditar. Confira matéria original aqui.
Juntos há quase 60 anos, Walter Gonçalves Neves, 90, e Beatriz Souto Neves, 78, participaram pela primeira vez de um ensaio fotográfico em Taquaruçu, distrito de Palmas (TO).
Devidamente vestidos para a ocasião, o casal pegou estrada rumo à capital do Tocantins e chegou a um cenário especialmente decorado para eles.
Com um sorriso alegre e risada fácil, eles posaram para o fotógrafo Thiago Soarez e ao final, até brindaram com uma xícara de café.
Nada mais apropriado para um relacionamento que prospera desde meados da década de 1960 e que merecia ser eternizado em um ensaio fotográfico à altura, né? 🥰
Walter e a dona Beatriz ganharam uma sessão de fotos especial para celebrar os 60 anos de casamento — Foto: Divulgação/Thiago Soarez
De acordo com Thiago, as bodas de diamante serão celebradas no dia 25 de junho deste ano. O fotógrafo convidou Seu Walter e Dona Beatriz para participar do ensaio no ano passado, quando eles estavam no restaurante do filho em Palmas.
Eles não pensaram duas vezes e logo toparam participar da experiência inédita. “Eu achei o máximo porque a gente dessa idade nunca tinha feito um ensaio”, disse ela.
Devido à pandemia, os takes só puderam ser feitos em março deste ano. Tudo foi cuidadosamente pensado para que fosse perfeito: desde as roupas até o buquê da noiva.
O cenário de fundo foi uma cerâmica localizada entre Palmas e Porto Nacional: cenário singelo carregado de emoção – e de história.
“A cerâmica tem um fundo neutro e quando se junta com a fotografia passa essa ideia de atemporalidade, por causa da madeira e do tijolinho. Nós quisemos remeter a algo que ressignificasse aquele momento, até porque estávamos tratando de duas pessoas com 60 anos de casados”, ressaltou Thiago.
Walter, de 90 anos, e Beatriz, de 78, celebram em junho 60 anos de casamento — Foto: Divulgação/Thiago Soarez
A escolha casou bastante com o início do relacionamento de Walter e Beatriz, que se casaram em 1962 e moraram por muitos anos na zona rural do município de Pium, hoje um município do Tocantins que já pertenceu à Goiás.
A fotografia em que eles são vistos tomando um cafezinho, “brindando o amor”, também não foi feita à toa. “Todo santo dia a gente toma café junto”, disse Seu Walter.
O mesmo vale para o vestido de Dona Beatriz, que é costureira há décadas e fez tanto o vestido de casamento na década de 60, quanto a roupa que usou na renovação de votos dos 50 anos.
Beatriz vestida de noiva, pronta para encontrar o senhor Walter — Foto: Divulgação/Thiago Soarez
“E neste ano ainda vou fazer o meu vestido da festa dos 60 anos de casamento. Eu costurei por muito tempo, já fiz muito vestido de noiva por aí. A idade vai tirando de nós a habilidade. Hoje, eu faço crochê, bordado de ponto cruz e assim, vou levando a vida para não ficar parada”, contou.
Falta apenas um mês para eles concretizarem os 60 anos de união. Questionados sobre a importância das fotos, o casal disse que foi um “grande presente”, que irá eternizar seu relacionamento e servir de inspiração para essa e as futuras gerações.
Dos anos 60 pra cá, eles construíram uma grande família, com 4 filhos, 4 netos e 4 bisnetos! 🤗
Walter e Beatriz se casaram em 1962 no então norte goiano — Foto: Divulgação/Thiago Soarez
“Esse ensaio foi muito bom porque a gente está nessa idade. Quando a gente partir para o outro lado que Deus chamar, vamos deixar essa recordação para os filhos, netos e bisnetos, é gratificante. Ele é a minha vida, meu esposo. Um maridão mesmo. Somos companheiros 24 horas”, destacou Dona Beatriz.
“Eu gostei, achei bom demais da conta e fica uma lembrança para a família. Ela é minha companheira dia e noite, graças a Deus. Se temos alguma diferença, a gente se ajeita na mesma hora, nunca brigamos, toda vida só dando um bom exemplo”, completou Walter.
O álbum de uma vida
Walter e Beatriz fazem sessão de fotos pela 1ª vez — Foto: Divulgação/Thiago Soarez
Juntos desde 1962, os idosos de Pium se casaram apenas quatro meses depois de subirem ao altar. Com o passar dos anos, eles perderam os registros da cerimônia civil e da religiosa, restando apenas lembranças.
Quando o fotógrafo Thiago soube desse detalhe, percebeu que as fotos teriam um valor ainda maior. “Foi pensado como uma renovação de votos, mas ficou ainda mais sério. A dona Beatriz havia me contado que não tinha álbum de casamento e eu pensei: ‘Se ela não tem álbum, vamos produzir o álbum’, disse.
Local usado para as fotos lembra história de Walter e Beatriz, que viveram juntos na zona rural após o casamento na década de 60 — Foto: Divulgação/Thiago Soarez
Com o sucesso do ensaio fotográfico de Walter e Beatriz, o fotógrafo já recebeu a ligação de outro casal que demonstrou interesse em fazer um ensaio fotográfico no mesmo estilo.
“A gente começou há seis anos para mostrar que os casais não precisam de uma locação específica, nem de lustres e passarelas, algo copiado. Nossa intenção é contar a história das pessoas”, disse Thiago.
Foto: Divulgação/Thiago Soarez
Para a equipe envolvida, cada sessão de fotos é uma celebração, que estreita laços e deixa as pessoas ainda mais próximas.
“Estou contando a história e eu sei que vai ficar para sempre. É uma emoção grande e sem contar que eu virei neto. Depois da sessão, fui convidado para almoçar na casa deles, cheguei e tinha um banquete digno de neto. É lógico que não adquirimos essa proximidade com todos, mas quem fica é porque tem uma importância. Para quem gosta do que faz, o dinheiro é consequência”, finalizou Thiago.
Fotos foram feitas em uma cerâmica localizada perto do distrito de Taquaruçu em Palmas — Foto: Divulgação/Thiago Soarez
Fotos: Vix Brasil TV
Commenti