JUL 25, 2022
Grupo ND - ND+. Confira matéria original aqui.
A população do Brasil está envelhecendo. Novo levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que faz parte da Pnad Contínua (da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) aponta que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil em 2021.
Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas. Nos últimos nove anos, o contingente de idosos residentes no país aumentou 39,8%. Em 2012, quando teve início a série histórica da Pnad Contínua, moravam no Brasil 22,34 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando na época 11,3% de toda a população residente.
O cenário em Santa Catarina não é diferente. O Estado tem a 5ª maior proporção de idosos no Brasil, percentual que saltou de 11% (em 2012) para 15,2% em 2021.
A concentração de idosos é maior que em todo o país (15,2%).O IBGE também constata que há uma tendência de queda na proporção da população mais jovem. Em 2012, 49,9% dos residentes no Brasil tinham menos de 30 anos. No ano passado, apenas 43,9%situavam-se nessa faixa etária.
As estimativas apresentadas no levantamento apontam ainda uma redução da população mais jovem em números absolutos. Há hoje no país cerca de 131,93 milhões de residentes com menos de 30 anos, 5,4% a menos do que em 2012.
O indicador de que a população acima de 60 anos cresceu pode ser considerado positivo, pois revela que os brasileiros estão envelhecendo com saúde. Mesmo sendo a mais afetada pela Covid-19, essa população tem demonstrado que está sabendo envelhecer com saúde. Os avanços na medicina e as melhorias na qualidade devida impactaram o aumento da longevidade no Brasil.
Essa população cada vez mais ativa busca um envelhecimento saudável, consome produtos de qualidade, praticam exercícios, muitos ainda estão no mercado de trabalho e grande parte é responsável pelo sustento das famílias. A pandemia nos ensinou que um corpo forte e saudável, e uma mente em pleno funcionamento, fazem uma enorme diferença e são a chave para a longevidade.
Comments