top of page
Foto do escritorkoala hub

Nos EUA, expectativa de vida tem queda histórica

AGO 31, 2022

Redação - Oeste. Confira matéria original aqui.


Desde 2019, o norte-americano perdeu quase três anos de vida


A diferença de longevidade entre homens e mulheres também cresceu alguns meses em 2021 | Foto: Divulgação


A expectativa de vida dos norte-americanos caiu vertiginosamente nos dois últimos anos, o declínio mais acentuado em um século, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, 31, pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos EUA.

A expectativa de vida em 2021 foi de 76,1 anos, o menor resultado desde 1996. O número representa uma perda de quase três anos desde 2019, quando a população poderia esperar viver, em média, quase 79 anos.

Embora a pandemia tenha impulsionado a maior parte do declínio na expectativa de vida, um aumento nas mortes acidentais e overdoses de drogas também contribuiu, assim como as mortes por doenças cardíacas, doenças hepáticas crônicas e cirrose, segundo o relatório. O Centro de Sociedade e Saúde da Virgínia caracterizou a diminuição da expectativa de vida nos Estados Unidos como “histórica”.

Essa foi a maior queda registrada para dois anos consecutivos desde o início da década de 1920, quando a expectativa caiu para 57,2 anos, em 1923. A diferença de longevidade entre homens e mulheres também cresceu alguns meses em 2021. As mulheres norte-americanas agora podem esperar viver 79,1 anos, quase seis anos a mais que os homens, cuja expectativa média de vida era de 73,2 no ano passado, de acordo com os novos dados.

Enquanto outros países de alta renda também foram duramente atingidos em 2020, o primeiro ano da pandemia, a maioria começou a se recuperar no ano passado.

“Nenhum deles experimentou uma queda contínua como os EUA, e um bom número deles viu a expectativa de vida começar a voltar ao normal”, disse o médico Steven Woolf ao jornal The New York Times.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page