JUN 30, 2022
Maria Bonillo - 65ymas.com. Confira matéria original aqui.
Alguns idosos se tornaram criadores de conteúdo com milhões de seguidores.
As redes sociais deixaram definitivamente de ser um espaço destinado exclusivamente aos jovens. As pessoas mais velhas, aos poucos, conseguiram abrir caminho e se posicionar como referências e figuras muito populares , principalmente no TikTok , a famosa plataforma de compartilhamento de micro-vídeos cujo uso disparou com o início da pandemia de Covid-19. Alguns até se tornaram criadores de conteúdo com milhões de seguidores , alcançando grande influência sobre as audiências.
No entanto, até agora essas personalidades receberam pouca atenção na literatura gerontológica, por isso um novo estudo buscou preencher essa lacuna explorando como as pessoas mais velhas usam o TikTok para transmitir um novo discurso sobre a velhice .
Para o estudo "Not Too Old for TikTok: How Older Adults Are Reframing Aging", publicado no The Gerontologist , os pesquisadores Reuben Ng e Nicole Indran compilaram os vídeos mais vistos postados por usuários com 60 anos ou mais que tinham pelo menos 100.000 seguidores, gerando 1.382 vídeos com mais de 3,5 bilhões de visualizações .
De todos eles, foram excluídos aqueles vídeos que não mostravam idosos participando de discursos sobre envelhecimento, totalizando 348 vídeos para análise.
Dos vídeos analisados, os pesquisadores encontraram três temas comuns nos conteúdos postados por esses usuários. Os pesquisadores descobriram que quase 3 em cada 4 vídeos apresentavam pessoas mais velhas “ Desafiando os estereótipos de idade ”, (71%); “Tendo em conta as vulnerabilidades relacionadas com a idade ”, (18%); e “Apelo à discriminação por idade ”, (11%).
“Este é o primeiro estudo conhecido a explorar como os idosos participam conscientemente de discursos sobre o envelhecimento por meio de sua participação no TikTok”, dizem os pesquisadores, então essas descobertas “destacam o potencial de os idosos serem colocados na vanguarda de um movimento voltado para desafiando noções socialmente construídas de velhice".
コメント