top of page

Público idoso cada vez mais participativo e ativo na sociedade

JUN 18, 2022

Luana Schweikart - Folha do Mate. Confira matéria original aqui.


Grupo da Maturidade Ativa pratica o câmbio, jogo parecido com o voleibol, mas permite que a bola seja pega e arremessada. (Fotos: Luana Schweikart)


Quem acha que lugar de idoso é somente em casa, cuidando dos netos e fazendo afazeres domésticos está muito enganado. A prova disso é a turma da Maturidade Ativa do Sesc. Na manhã chuvosa de sexta-feira, 40 mulheres se reuniram no ginásio do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos para um oficina de câmbio, um jogo de voleibol adaptado para idosos. A facilitadora do grupo, Paolla Aribel Back da Silva, comenta que o projeto Maturidade Ativa é para que os idosos se sintam participativos, ativos e que façam novas amizades. “Uma das diretrizes do grupo é deles serem protagonistas, então fazem campanhas, ações e dão opiniões. O grupo é deles.”

Além de atividades esportivas, os idosos participam de palestras sobre assuntos de envelhecimento saudável, encontros e momentos de descontração para que estejam sempre atentos e ‘modernos’. “Muitos que entram acham que o grupo é algo mais parado, mas, não. Somos agitados e todos que entram querem ficar. Aqui incentivo a todos serem empoderados e terem poder de fala”, comenta Paolla.

Opmerkingen


bottom of page