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Público sênior foi o que mais cresceu no e-commerce ano passado

JUN 08, 2022

Elian Guimarães do Estado de Minas - Correio Braziliense. Confira matéria original aqui.


Geração acima dos 50 anos supera desconfiança e já ultrapassa um terço entre clientes no comércio digital


Cresce número de compradores on-line com idade superior aos 50 anos - (crédito: Pix4free)


O e-commerce no Brasil cresceu durante a pandemia e registrou um faturamento de R$ 182,7 bilhões, de 27% maior que em 2019. A modalidade se consolidou como primeira opção de compra para muitas pessoas e, de acordo com o levantamento da consultoria NielsenIQ'Ebit, os consumidores com mais de 50 anos foram os que mais compraram online no ano passado. Esse fenômeno nunca foi registrado desde quando a pesquisa começou a ser realizada, há 20 anos.


Correspondendo a 33,9% dos clientes do e-commerce, esse público é mais exigente e requer soluções de pagamento que aliem tecnologia com segurança no checkout. Tem maior poder de compra e pode ser decisório. De acordo com dados do Bank of America, a renda de um brasileiro acima de 50 anos é superior à média das faixas etárias mais baixas, sendo responsável por movimentar em torno de R%uFF04 1,6 trilhão por ano no país.

Ralf Germer, CEO da PagBrasil, fintech especialista em pagamentos digitais, explica que essa nova realidade é reflexo das mudanças de consumo, aceleradas pela pandemia. Ele ressalta, que o e-commerce precisa estar preparado para atender o público acima dos 50 anos: "O mercado precisa oferecer a melhor experiência de compra para fidelizar esse cliente e, para isso, é fundamental oferecer um checkout transparente, que transmita segurança e que facilite a conclusão da compra com métodos variados e alternativos", explica.


Clubes de assinatura chegam a produtos diversificados

Tendência no e-commerce, os clubes de assinatura ultrapassaram as barreiras do streaming e chegaram a diversos produtos no mercado. A modalidade permite aos consumidores o recebimento de seus produtos e serviços favoritos no conforto de suas casas e de forma recorrente, sem a necessidade de passar pelo processo de checkout mais de uma vez.

Para Germer, a principal forma de facilitar a jornada de compra dessa faixa etária é oferecer métodos e meios de pagamento que atendam às suas exigências. Com mais de 126 milhões de usuários cadastrados, de acordo com o Banco Central, o Pix é um dos meios de pagamento favoritos dos brasileiros. De acordo com estimativa da empresa estadunidense de tecnologia financeira FIS, a tendência é de que, até 2025, o número de usuários possa dobrar, devido a uma grande adesão ao método.


O boleto ainda é um método muito utilizado no país e atende principalmente os consumidores mais tradicionais, por conta de uma sensação maior de segurança na transação. Existem boletos mais otimizados que permitem a confirmação de pagamento mais rápida. Já o link vem adquirindo espaço no mercado de pagamentos pela comodidade, rapidez e segurança. O cliente recebe uma página completa de pagamento via SMS, rede social ou e-mail. O diferencial pode ser oferecer variedade de métodos no checkout, para que o cliente escolha a opção que melhor o atenda. O e-commerce rompe com as limitações geográficas, o que permite que os produtos e serviços sejam comercializados em qualquer região que a empresa deseja atuar. Integrar as lojas online e física pode oferecer uma resposta positiva, pois muitos tendem a confiar mais em empresas que possuem pelo menos um espaço físico. Até pelo fato de oferecer uma segunda opção de compra caso a pessoa se sinta mais confortável consumindo fisicamente. Gabriel Nascimento, co-fundador e CEO da Ulend, fintech de crédito privado, aponta algumas vantagens de empreender de forma segura na internet. "A Empresa tem uma maior facilidade em divulgar o seu negócio, anunciando os seus produtos e serviços. Por não ter mais a limitação de espaço físico, a empresa pode mesclar diferentes produtos e serviços, não sendo necessária especialização em uma única possibilidade de venda. Além de tudo, o e-commerce garante maior praticidade aos clientes, pois a compra pode acontecer em qualquer dia e horário, independente de trânsito e horário comercial." Para conseguir implementar todo esse processo é necessário ter um capital de giro eficiente e um fluxo de caixa sólido. "O ideal é procurar por linhas de crédito especializadas e que entendam como funcionam as vendas online", sugere Nascimento.


Lançada no dia 7 de junho, a Academia Amazon Sebrae vai oferecer conteúdos e treinamentos para empresários brasileiros(foto: Erivelton Viana/ASN/Sebrae - divulgação)


Empreendedor deve estar atento

"O crescimento das vendas on-line vem se consolidando ano após ano, puxado pelos números de aumento do faturamento, do volume de pedidos, clientes e do ticket médio. O empreendedor deve ficar atento a essa realidade e se preparar rapidamente para aproveitá-la", sugere o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick. O Sebrae e a Amazon Brasil lançaram, ontem, terça-feira 7/6, a Academia Amazon Sebrae, que vai oferecer conteúdos e treinamentos para empresários brasileiros. Bruno Quick e o diretor da loja de vendedores parceiros da Amazon.com.br, Ricardo Garrido, assinaram um acordo de cooperação técnica na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O acordo consiste em criar as melhores condições para que os pequenos negócios possam vender online para dentro e fora do país. O Sebrae apoiará com preparação em gestão, finanças, vendas e conteúdos de categorias de produtos específicos. Por sua vez, a Amazon capacitará os empreendedores com conteúdos sobre como vender online e os acompanhará por meio de gerenciamento de contas. A Academia Amazon Sebrae possui três frentes de atuação: um portal com conteúdos gratuitos, workshops ao vivo e suporte individualizado. Empreendedores que participarem da iniciativa poderão contar ainda com benefícios específicos, como elegibilidade a suporte individual, com acesso a um gerente de contas da Amazon. Outra vantagem é o Programa de Recompensas, que visa incentivar os vendedores parceiros a adotarem melhores práticas que podem ajudá-los a terem sucesso na Amazon, recompensando-os financeiramente por suas ações.

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