top of page

Perseverança tente a aumentar com a idade, diz pesquisa

JUN 14, 2022

Redação - Jairo Bouer. Confira matéria original aqui.


Segundo a pesquisa, a perseverança aumenta com o passar dos anos - iStock


Um grupo de pesquisadores investigou a importância dos fatores motivacionais para uma pessoa se tornar proficiente em uma habilidade ao longo do tempo. Eles observaram como a paixão, a crença de que terá sucesso em melhorar (mentalidade de crescimento) e a perseverança mudam de acordo com a idade e em relação ao gênero. De acordo com os autores, analisar esses três fatores é uma forma de melhorar os insights sobre como os indivíduos enfrentam desafios, buscam objetivos a longo prazo e mantêm esforço na escola e ao longo da vida. O artigo foi publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health e contou com a participação de 1.548 pessoas – sendo 931 mulheres e 617 homens – entre 13 e 77 anos.

A paixão Para a pesquisa, os três fatores (paixão, crença e perseverança) foram analisados separadamente através de escalas. A paixão, nesse caso, é definida como traço ou uma tendência para desenvolver interesses fortes em relação a áreas, temas ou habilidades em geral.

Além disso, a paixão é um estado afetivo intenso, que pode produzir efeitos benéficos no desenvolvimento de habilidades com base em seu mecanismo-chave "imersão", ou seja, um profundo envolvimento mental. Para os pesquisadores, portanto, a paixão pode fornecer o foco necessário para a realização de metas a longo prazo. Os achados mostraram que esse fator é menor na faixa etária dos 50-59 anos, aumentando ligeiramente nos demais grupos etários.

A "crença" de crescimento Já a chamada mentalidade de crescimento é a crença de que você pode ter sucesso em se tornar realmente bom em algo, mesmo ao envelhecer. Os dados da pesquisa mostraram que essa variável tende a diminuir significativamente após os a faixa etária dos 40 aos 49 anos. Ter uma mentalidade de crescimento significa acreditar no desenvolvimento de habilidades por prática e por experiência. Em contraste, pessoas com uma mentalidade "fixa" assumem que nascem com uma certa quantidade de talento ou inteligência e que isso não pode ser alterado.

A mentalidade de crescimento pode desempenhar um papel fundamental na motivação e na realização de uma pessoa, influenciando como ela aborda oportunidades de aprendizado, desafios e objetivos que, por sua vez, podem influenciar na motivação e no esforço. A perseverança Apesar de a paixão e a mentalidade de crescimento diminuírem com os anos, ainda há uma pontinha de esperança: o envelhecimento faz com que a perseverança aumente. Segundo os resultados, ela tende a ser menor dos 13 aos 29 anos, mas aumenta com o passar do tempo. Não é à toa que muitos idosos recebem o título de “teimosos(as)”.

O artigo explica que em um objetivo de longo prazo, algumas atividades ou situações podem ser experimentadas como "muito desafiadoras" ou "chatas" para certas faixas etárias. Consequentemente, é preciso perseverança para se manter no curso.

Os pesquisadores explicam que paixão, perseverança e mentalidade de crescimento são construções entrelaçadas que carregam vantagens e ajudam a atingir objetivos, sendo a mentalidade de crescimento um fator inerente à paixão e à perseverança.

De fato, a crença do indivíduo em si mesmo, sobre a flexibilidade de seus atributos e habilidades pessoais afeta seu comportamento em termos de metas e ações.

Diferença de gênero Os resultados da pesquisa também mostraram que o nível de perseverança é mais ou menos o mesmo em ambos os sexos. Mas os pesquisadores encontraram algumas diferenças entre mulheres e homens.

Em geral, os homens são mais apaixonados do que as mulheres quando se trata de coisas que eles realmente querem perseguir. Porém, as mulheres geralmente têm uma crença mais forte de que terão sucesso no que querem ser boas, ou seja, apresentam uma mentalidade de crescimento maior.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page