FEV 16, 2022
Porto Canal - SAPO. Confira matéria original aqui.
Porto Canal
A cidade do Porto é uma das 1400 cidades Age Friendly, ou seja, que são amigas dos cidadãos seniores. A lista é da Organização Mundial da Saúde e engloba 51 países.
A informação foi avançada pelo professor de Sociologia e Gerontologia Social, Christopher Philipson. “Temos atualmente quase 1400 cidades e comunidades em 51 países dos hemisférios Norte e Sul que pertencem à Rede Global de Cidades e Comunidades Age Friendly da Organização Mundial da Saúde”, disse o investigador do Urban Ageing Research Group de Manchester.
Christopher Philipson discursou no simpósio no painel “Cidades e Comunidades Age Friendly” e destacou que a habitação é das coisas mais importantes para as pessoas em idade sénior, uma vez que “80% do tempo das pessoas com mais de 70 anos é passado em casa e nas imediações”. Ou seja, defende que as políticas das cidades devem ter atenção a este fator.
Em Portugal, apenas o Porto e Ponte de Sor, no Alto Alentejo, integram esta lista de países Age Friendly. No caso da capital, Lisboa não integra a lista, apesar de já cumprir alguns critérios.
O objetivo principal destas cidades deve ser a melhoria da qualidade de vida dos idosos, por isso, segundo Christopher Philipson, uma cidade é Age Friendly se apresentar boas condições de habitação, ter serviços de qualidade disponíveis, e transportes eficientes.
O investigador disse ainda que há grandes “diferenças entre as cidades do hemisfério Norte ou as do hemisfério Sul no tratamento da questão”.
Os dados são do grupo interdisciplinar de investigação Manchester Urban Ageing Research Group.
Ao Porto Canal, a autarquia explicou que, de acordo com os dados provisórios do Censos 2021, na cidade do Porto, um em cada quatro habitantes tem mais de 65 anos de idade. Nesse sentido, o executivo tem assumido o compromisso de reforçar as respostas dirigidas ao envelhecimento da população "criando ambientes urbanos que fomentem junto das pessoas de maior longevidade uma maior participação cívica".
O vereador da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, destaca ainda que "no decurso do presente semestre será apresentado o Plano de Ação “Porto, Cidade Amiga das Pessoas Idosas”, que tem por ambição incrementar medidas que estimulem a pessoa idosa como protagonista de uma vida ativa e de um envelhecimento positivo e saudável".
De acordo com a autarquia, a implementação deste plano terá o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao qual o Município do Porto se candidatou, com três projetos no âmbito da intervenção com as pessoas idosas: Programa Estamos Juntos - resposta municipal de teleassistência, que permite a permanência dos idosos na sua habitação de forma segura e monitorizada; Laboratório de Inovação Social; e Contas à Vida – capacitação de literacia financeira, num investimento total de cerca de 1,75 milhões de euros, até 2025.
Comments