OUT 10, 2022
Redação - Mundo RH. Confira matéria original aqui.
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Diversidade na empresa, como promover?
A desigualdade está presente em todas as esferas da sociedade e não seria diferente no universo corporativo. Por essa razão, o tema diversidade na empresa vem ganhando força em companhias de todo o mundo.
Em algum momento você já deve ter visto em vagas de emprego ou em outros materiais organizacionais uma empresa se apresentando como diversa. Porém, entre falar e praticar há um abismo enorme. Será que os empregadores de fato são plurais na hora de contratar novos talentos?
Desconhecer um assunto importante não é problema, afinal, nós não nascemos nem chegamos às empresas dominando todos os temas possíveis. No entanto, promover ambientes inclusivos e diversos é obrigação de toda a empresa com responsabilidade social. Por isso, sempre é tempo para aprender!
Se você deseja saber mais sobre diversidade na empresa e como implementá-la, fique conosco até o final do conteúdo. Boa leitura.
O que significa ter diversidade na empresa?
Uma empresa diversa é aquela que contrata pessoas com diferentes características e além dos padrões. Os principais objetivos são a promoção de um ambiente inclusivo com oportunidades para todos. São consideradas particularidades da diversidade:
Raça;
Idade;
Orientação sexual e gênero;
Religião;
Nacionalidade e naturalidade;
Hábitos e costumes;
Pessoas com deficiências;
Pessoas com históricos e características diferentes do padrão.
Quando a diversidade faz parte da empresa todos os envolvidos ganham. A organização se torna rica em talentos com perfis variados que juntos ajudam na construção de um ambiente cada vez mais produtivo e saudável.
Um bom exemplo disso é a diversidade de gerações. Essa prática consegue conectar os times da empresa com pessoas de idades e de gerações diferentes. O objetivo da diversidade geracional não está baseado na ideia de sistema de cotas, mas de oferecer as mesmas oportunidades para todos.
A diversidade na empresa traz uma série de benefícios para as organizações, como, por exemplo:
Novas possibilidades para introduzir a inovação na companhia;
Criar relacionamentos com públicos variados de culturas distintas.
Há muito mais vantagens em adotar uma cultura de diversidade nas empresas brasileiras. Estas são apenas algumas diante de um mundo de possibilidades que é a pluralidade de pessoas agregando talento e valor em uma organização.
Dicas para promover a diversidade
A promoção da diversidade não é algo difícil de se executar. Por meio da organização de ações simples você pode promover a diversidade na empresa em que trabalha. Separamos 4 delas para você conhecer e replicar. Confira.
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Mensure o quadro de colaboradores
Busque realizar um diagnóstico do quadro de colaboradores da empresa visando entender a sua constituição. Foque na compreensão dos motivos pelos quais todos os trabalhadores foram selecionados e contratados, e o que pode ser feito para tornar o quadro ainda mais diverso nos próximos processos seletivos.
É interessante fazer esse diagnóstico para entender quais as diferenças já se fazem presentes nas equipes. Ou, até mesmo para perceber que a organização tem falhado em ser inclusiva. Essas percepções podem auxiliar futuros processos seletivos, para que a diversidade se torne uma premissa a ser observada.
Diversidade na contratação
Na hora de buscar novos talentos procure alterar o padrão de contratação que sempre foi seguido, ainda que despropositadamente. Muitas vezes os empregadores não se dão conta de que seguem o mesmo formato para alguns processos. Seja você o agente de mudança propondo a diversidade no processo de gestão de pessoas da sua empresa.
Crie um comitê da diversidade
Uma das formas de promover um ambiente plural é por meio da elaboração de um comitê da diversidade. Esse é o local ideal para reunir gestores e pessoas que estão no contexto da diversidade. Essas pessoas têm lugar de fala para discutirem suas dores, particularidades e dificuldades.
Elas podem também ser protagonistas na construção de ações para resolução de conflitos e preconceitos relativos às diferenças. É uma excelente oportunidade para reunir pessoas e montar uma rede de apoio na própria organização. Assim, elas poderão debater temáticas relativas à inclusão e diversidade, compartilhar experiências e se fortalecer mutuamente.
Tenha um responsável pelas ações
Eleja uma pessoa para responder por todas as ações tomadas em relação à aplicação da diversidade na empresa. A pessoa colaboradora em questão deverá estar preparada para lidar com as situações que envolvam o desenvolvimento de um ambiente mais diverso.
Crie uma comunicação próxima da comunidade
O primeiro passo nesse sentido é ter uma comunicação aberta e transparente com todos os colaboradores da organização. Deixar claro o posicionamento sobre o quanto a empresa respeita e busca promover as diferenças no seu quadro de colaboradores é fundamental. Você pode trilhar esse caminho promovendo uma série de treinamentos visando a conscientização das pessoas.
Devem fazer parte da cultura da empresa outras ações para construir um ambiente diverso. Acolher as pessoas consideradas como minorias na sociedade deve ser mais que uma obrigação corporativa, mas também uma responsabilidade social de todos.
Erros que devem ser evitados
Como todo processo novo é comum surgirem erros que atrapalham a implementação da diversidade nas empresas. No entanto, alguns deles podem ser evitados com certa facilidade. Confira:
Trabalhar com uma cultura de recompensas abrangente
Na hora de recompensar os seus colaboradores, que tal considerar suas particularidades para ofertar algum benefício? Um exemplo é a orientação religiosa de algumas pessoas que orientam o seu modo de vida, seus costumes alimentares, dias que são considerados sagrados e etc.
As recompensas devem ser disponibilizadas de maneira que não cause desconforto e contemple a todos os presentes. Por isso, atentar-se às características, escolhas e personalidade do colaborador é o caminho para tornar a política de benefícios satisfatória para o mesmo.
Não investir em treinamentos sobre o tema
O primeiro grande desafio de muitos gestores e demais cargos nos RHs das empresas é o mindset sobre treinamento. Muitos líderes acham que qualificar pessoas é um desperdício de dinheiro e que não serve para nada. Logo, essa é a primeira barreira a ser derrubada.
Na sequência, é preciso convencer os gestores sobre a importância de qualificação sobre o tema diversidade nas empresas. Se não houver uma comunicação aberta sobre a importância de um ambiente diverso, as pessoas jamais saberão sobre o seu verdadeiro propósito.
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.
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