top of page
Foto do escritorkoala hub

Terceira idade: conheça os benefícios do treinamento de força nessa fase

MAI 30, 2022

Marco Regadas - Z1 Portal. Confira matéria original aqui.


O treinamento de força se constitui em um excelente instrumento de saúde em qualquer faixa etária, em especial em idosos

Com o passar do tempo o número de idosos vêm aumentando, isto esta relacionado a vários motivos, como o avanço da tecnologia, aumento da expectativa de vida, a redução da taxa de natalidade mundial através do controle de doenças infectocontagiosas (imunização) e crônico-degenerativas, obtendo-se, assim, melhora na qualidade de vida e aumento na longevidade. Porém os idosos têm que buscar um modo de vida ativa com a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável e um bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir numa melhor qualidade de vida.

O envelhecimento biológico normal esta associado com um declínio da capacidade funcional dos sistemas neuromuscular e neuroendócrino, como uma de suas consequências, e a diminuição do desempenho motor na realização das atividades da vida diária, entretanto, não leva as pessoas a se tornarem, necessariamente, dependentes de outras.

Logo para que tenham uma melhor qualidade de vida o melhor modo de aperfeiçoar e promover a saúde é prevenir seus problemas médicos mais frequentes, em especial à prevenção doenças cardiovasculares, consideradas a principal causa de morte nessa faixa etária. Por outro lado, o sedentarismo, a incapacidade e a dependência são as maiores adversidades da saúde associadas ao envelhecimento.

A velhice traz consigo a diminuição das aptidões físicas, declínio das capacidades funcionais, diminuição da massa óssea e muscular, diminuição da flexibilidade articular e da elasticidade, declínio das capacidades funcionais, maior lentidão e doenças crônicas, aumento do peso, entre outras consequências.

O treinamento de força se constitui em um excelente instrumento de saúde em qualquer faixa etária, em especial em idosos, induzindo varias adaptações fisiológicas e psicológicas, como maiores benefícios circulatórios periféricos, aumento da massa muscular, melhor controle da glicemia, do perfil lipídico, redução do percentual de gordura, promove maior fixação de cálcio nos ossos, auxiliando na prevenção e no tratamento da osteoporose, melhora o controle da pressão arterial, da função pulmonar, do equilíbrio e da marcha, menor dependência para realização de atividades diárias, melhora da autoestima e da autoconfiança, significativa melhora da qualidade de vida.

Portanto é de fundamental importância incorporar o treinamento de força a rotina diária dessa população, claro de forma orientada e personalizada, pois cada caso deve ser analisado individualmente, para que tudo seja alinhado as suas necessidades e limitações. A orientação de profissionais qualificados e devidamente certificados é essencial para um bom desempenho.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page