top of page

“Fenômeno de longevidade”, diz especialista sobre Jubileu de Platina de Elizabeth II

JUN 02, 2022

Elis Franco e Nathalia Fonseca - CNN Brasil. Confira matéria original aqui.


Especialista em Realeza Britânica, pesquisador Renato de Almeida Vieira destaca importância da rainha na história mundial



Nesta quinta-feira (2) o Reino Unido iniciou as celebrações dedicadas ao “Jubileu de Platina”, que marca os 70 anos de reinado da monarca Elizabeth II, considerada a mulher que por mais tempo permaneceu no trono.


“Nós temos um fenômeno de longevidade, não só sobre o tempo de vida de Elizabeth II, que tem 96 anos, mas também 70 anos de reinado – isso a coloca como a soberana que mais se manteve no poder na história”, explica o pesquisador e especialista em Realeza Britânica, Renato de Almeida Vieira.


“Ela também é a segunda monarca com maior tempo de permanência no trono, perdendo apenas para Luís XIV de França, que governou por 72 anos, mas assumiu o trono ainda quando criança”, reforça o especialista.

Leia Mais

  • Rainha Elizabeth II faz primeira aparição no Jubileu de Platina

  • Jubileu de Platina: Prisões são feitas em desfile militar de comemoração da rainha Elizabeth II

  • Jubileu de Platina: Reino Unido inicia celebrações dos 70 anos de reinado de Elizabeth II

Para Vieira, um dos pontos que fundamenta a popularidade da rainha é a forma harmoniosa como Elizabeth II atua na política. “Existem três funções como chefe de estado. À rainha cabe ouvir, aconselhar e também dar direcionamentos ao primeiro-ministro. Essa definição clara dos papeis fez com que Elizabeth II se mantivesse de maneira harmônica com esse sistema de governo”, diz.


O professor também destaca que “Elizabeth II representa a união de todos os povos que compõem o Reino Unido com a sua história, pois são quase mil anos de monarquia e ela faz parte, vamos dizer, do topo dessa cadeia. É uma forma de unir as pessoas em torno de algo comum”.


“Essa forma engenhosa de fazer relações internacionais ao agregar todos esses países em torno do que chamamos de comunidade de nações, tendo a rainha como ‘presidente’, fez com que 56 países mantivessem um relacionamento econômico e cultural com o Reino Unido”, pontua Vieira.


Para a celebração do Jubileu de Platina, o Palácio de Buckingham decretou um feriado de quatro dias, que segue até este domingo (5) com apresentações públicas, shows, programação cultural e festas de rua.





0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page